24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Correios fazem mutirão para renegociar dívidas com até 99% de desconto

Consumidores podem renegociar suas dívidas em qualquer agência dos Correios até o dia 29 de novembro, com até 99% de desconto. Mais de mil empresas de varejo, bancos, telecomunicações, água, energia e outros segmentos participam.

A ação, que começou nesta segunda-feira (4), é promovida em parceria com a Serasa. Não há cobrança de taxas adicionais. Os endereços e horários de funcionamento das agências podem ser consultados no app e site dos Correios por meio deste link.

As dívidas também podem ser renegociadas no mutirão de bancos promovido pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), que acontece até o dia 30 de novembro. A iniciativa, que começou na última sexta-feira (1º), tem a participação do BC (Banco Central), da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) e dos Procons de todo o país.

“Queremos possibilitar que muitos brasileiros possam negociar suas dívidas e combater a inadimplência no país, que atinge mais de 72,6 milhões de brasileiros”, afirma Alice Maciel, gerente da Serasa, em nota.

Os consumidores poderão escolher a data de vencimento e a quantidade de parcelas, conforme a negociação.

Até esta quarta-feira (6), especialistas em finanças pessoais também estarão em agências das 27 capitais do país para incentivar o combate às dívidas.

COMO LIMPAR O NOME NAS AGÊNCIAS DOS CORREIOS?

  • Encontre a agência dos Correios mais próxima;
  • Vá até o local com CPF e documento oficial com foto;
  • No balcão de atendimento, peça pelo serviço da Serasa Limpa Nome;
  • Consulte suas dívidas e feche o acordo para receber o boleto de quitação da dívida;
  • Faça o pagamento e aguarde a baixa da dívida em até cinco dias.

NEGOCIAÇÃO NO MUTIRÃO DE BANCOS

O mutirão dos bancos oferece parcelamentos, descontos no valor do débito ou em taxas de juros para refinanciamento. Podem ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, consignado e outras modalidades, desde que estejam em atraso e não tenham bens dados como garantia, nem sejam débitos prescritos.

 

Os bancos participantes podem ser consultados por meio deste link e as dívidas podem ser verificadas no sistema no BC neste link.

 

As negociações poderão ser feitas diretamente com a instituição credora em seus canais oficiais, ou pelo portal ConsumidorGovBr. Para fazer o processo pelo site do gov.br é preciso que a conta tenha nível de segurança prata ou ouro.

COMO NEGOCIAR MINHA DÍVIDA NO MUTIRÃO DOS BANCOS?

  1. Descubra quais e com quem são as suas dívidas

    Consulte o “registrato” do Banco Central. O recurso mostrará as contas e relacionamentos que você possui com bancos e instuições financeiras. A partir disso, um relatório sobre empréstismos e financiamentos será gerado.

  2. Renegocie

    Cadastre-se no consumidor.gov.br. Digite o nome da empresa e verifique se ela está cadastrada; Clique no botão “registrar reclamação” e responda às perguntas; Selecione a área “serviços financeiros”; No campo “problema”, selecione a opção “renegociação/parcelamento de dívida”; Descreva o valor a ser renegociado e seu pedido à empresa; Adicione anexos se necessário, como documentos ou comprovantes; Confirme o preenchimento da reclamação; Aguarde a resposta da negociação.

[Folha Uol]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Número de mortes causadas pelas chuvas no RS sobe para 169

Raimundo Souza

Veja quem precisa declarar o imposto de renda em 2025

Raimundo Souza

Presidência da República confirma convite ao prefeito Bocalom para agenda de Lula

Kevin Souza

Manicômios judiciários devem ser fechados até 28 de agosto

Jamile Romano

Após repercussão negativa e fake news, governo revoga mudanças no Pix

Marcio Nunes

‘Sem Judiciário independente, a democracia não acontece’, diz Cármen Lúcia ao votar em BH

Raimundo Souza