23.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Policial

Polícia indicia torcedores do Botafogo por racismo em jogo com Palmeiras

Publicado em 03/11/2024
Dois torcedores do Botafogo são indiciados por racismo após jogo contra PalmeirasReprodução/Redes sociais

Inquérito foi concluído e enviado ao Ministério Público do Rio quase três meses depois do ocorrido

Rio – Dois torcedores do Botafogo foram indiciados por racismo pela Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). Vinicius Ramos de Andrade e Silva, de 35 anos, ex-funcionário da Prefeitura de Maricá, e Adriano Santos de Souza Machado, 38, foram flagrados imitando um macaco em direção à torcida do Palmeiras após a partida entre as duas equipes no Estádio Nilton Santos, em agosto deste ano.
O inquérito foi concluído pela especializada e enviado ao Ministério Público do Rio (MPRJ) na terça-feira passada (29), quase três meses depois do ocorrido. Na denúncia, a Decradi considerou que os gestos ocorreram de forma explícita durante um evento esportivo, incentivando a disseminação de atos de discriminação racial, “especialmente quando direcionados a desumanização e ridicularização de pessoas ou grupos por motivos raciais”.
Ainda de acordo com a especializada, tal comportamento promove a divisão e o desrespeito, e deve ser punido na forma da lei.
Indiciados negam racismo
À polícia, Vinicius Ramos negou que tenha feito um gesto racista e alegou que o vídeo foi editado. Segundo ele, próximo ao final do jogo, a torcida do Palmeiras se aproximou da grade divisória e trocou gestos e ofensas com a torcida do Botafogo, algo que ele considerou comum em estádios.
Sobre as imagens que circularam, Vinicius alegou que o gesto de bater no braço e passar os dedos sobre a pele referia-se à garra e ao espírito combativo do time, especialmente considerando o histórico recente de confrontos entre os clubes e seus presidentes. Ele negou ter imitado um macaco, explicando que estava realizando um gesto de preparação para luta, já que é lutador, e afirmou que o vídeo contém edições e cortes mal-intencionados.
Já Adriano Santos, morador de São Gonçalo e identificado como o homem ao lado de Vinicius, disse em depoimento que, devido a um procedimento médico, tem sofrido apagões de memória e estava alcoolizado no dia do jogo. Adriano afirmou que lembra apenas de “flashes” do evento e também alegou que o vídeo em questão foi editado.
Botafogo foi multado

A Conmebol multou o Botafogo em 60 mil dólares (cerca de R$ 330,2 mil) por causa do torcedor que fez gestos racistas em direção à torcida do Palmeiras. Além da multa, o Glorioso terá de realizar a campanha “Basta de racismo’ na próxima partida em casa pela Libertadores, que será nesta quarta-feira (18) às 21h30, contra o São Paulo, pelo jogo de ida das quartas de final.

O DIA

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Caso Miguel completa 4 anos sem conclusão: “tortura grande”, diz mãe

Raimundo Souza

Polícia Civil realiza operação e prende suspeitos de tráfico de drogas em Rio Branco

Raimundo Souza

PRF intercepta quase 60 kg de cocaína e maconha em ônibus que saiu de Rio Branco

Raimundo Souza

Polícias Civil e Militar do Acre prende dois suspeitos de estupro de vulnerável durante festival em Porto Walter

Raimundo Souza

Polícia Penal faz operação integrada com outras forças de segurança do Estado em Presídio de Senador Guiomard

Raimundo Souza

Polícia Civil do Acre prende homem suspeito de abusar da enteada de 13 anos em Bujari

Redacao