28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Deputados tratam com MPF suspensão do embargo na estrada de Porto Walter

Na tarde da última quarta-feira, 30, no gabinete da presidência da Assembleia Legislativa do Acre, o presidente Luiz Gonzaga, coordenou uma reunião com representante do Ministério Público Federal, para tratar sobre a suspensão do embargo judicial ás obras de abertura da estrada de Porto Walter.

Além de Gonzaga, estiveram no encontro os deputados Pedro Longo (PDT), Eduardo Ribeiro (PSD) e Edvaldo Magalhães (PC do B), que receberam o procurador da república no Acre, Luidgi Merlo Paiva, além do secretário de governo Luiz Calixto e procurador do estado, Rodrigo Fernandes.

A estrada tem uma tensão de 47 km, e foi aberta pelo Deracre em parceria com a prefeitura de Porto Walter. No entanto, segundo o MPF, as obras não obedeceram as regras ambientais, como licenciamento e estudo de impacto ambiental, e acabou embargado por força de uma ação conjunta do MPF e MPE.

“Constatamos que os trabalhos foram inicialmente realizados sem consulta a comunidade indígena Jaminawa do Igarapé Preto, ausência de licença ambiental e anuência do ICMBIO, porque passa dentro de uma área do Parque Nacional da Serra do Divisor. Não somos contra a estrada, mas a obra precisa estar de acordo com a lei”, explicou o procurador da república, Luidgi Merlo Paiva.

O presidente da ALEAC, Luiz Gonzaga, que propôs a primeira audiência pública para debater o assunto, disse que o papel do legislativo é intermediar uma solução para o impasse. Gonzaga destacou o empenho do governo do estado em resolver a demanda, e garantiu que a ALEAC vai acompanhar o processo até que seja resolvido.

“Convidamos o procurador para conhecermos a fundo esse impasse jurídico e juntos buscarmos uma solução. Se aquela obra começou de forma errada vamos reiniciar o processo para garantir que a estrada seja concluída. Estamos bem próximo de tirar mais uma cidade do isolamento e não podemos perder tempo”, disse Gonzaga.

Ao final do encontro ficou deliberado que os órgãos do setor ambiental do estado serão acionados para elaborarem uma cronograma de ações, desde a contratação de assessoria para elaboração dos estudos de impacto ambiental, até audiências públicas na região de Porto Walter.

 

Texto: Jairo Barbosa

Fotos: Ismael Medeiros

 

[Aleac]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

PF realiza operação para combater desvios de recursos públicos no Acre

Jamile Romano

Alunos da rede estadual se destacam em premiações do Ministério Público do Trabalho

Raimundo Souza

População em situação de rua recebe serviços de bem-estar e cidadania do Juntos Pelo Acre em parceria com o Poder Judiciário

Raimundo Souza

Num acidente ocorrido na BR-364, uma criança de 9 anos perdeu a vida e seus familiares ficaram feridos.

Raimundo Souza

Rio Branco terá Megafeirão de Emprego para impulsionar contratações no fim do ano

Kevin Souza

Produção acreana faz sucesso no 17º Salão do Artesanato em Brasília

Marcio Nunes