23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Acre adere ao Programa Centelha, para geração de novas empresas de base tecnológica e inovação

Publicado em 30/10/2024

As ideias inovadoras que estimulam a cultura empreendedora poderão contar com o apoio do Programa Centelha, que oferece capacitações, recursos financeiros e outros tipos de suporte, a fim de impulsionar a transformação de ideias em negócios de sucesso. Isso foi possível após o governo do Acre aderir e investir nessa iniciativa do governo federal, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Na apresentação do programa na tarde desta terça-feira, 29, no SebraeLab, em Rio Branco, o titular da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanipal Mesquita, destacou o esforço conjunto para trazer a ação para o Acre.

“Agradecemos ao governador Gladson Cameli e à vice-governadora Mailza Assis pela visão empreendedora, assim como ao secretário de Planejamento Ricardo Brandão, à Fapac [Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Acre], na pessoa do Moises Diniz, e ao governo federal, por gerar essa oportunidade à nossa população”, acrescentou Mesquita.

Em videoconferência, o superintendente da Área de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Tecnológico (APDT) da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), André Nunes, explicou as etapas do programa até o edital, que deverá ser lançado pela Fapac.

“A gente queria começar pelo Acre, que não tinha projeto conosco. Para a Finep e o MCTI, é um momento especial, o início de um grande trabalho. Não tenho dúvidas do sucesso desse projeto que estimula a criação de empreendimentos inovadores e dissemina a cultura empreendedora no Brasil”, observou Nunes.

O Programa Centelha é resultado de uma iniciativa do MCTI e da Finep, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação CERTI.

O presidente da Fapac, Moises Diniz, lembrou que a inovação e tecnologia possuem um papel essencial para dar mais qualidade de vida à população, e que “o Centelha vem para consolidar os avanços em desenvolvimento que o Acre tem alcançado nos últimos anos”.

A coordenadora de Inovação Tecnológica da Fapac, Shirley Marçal, explicou que, além da assinatura de anuência do governo do Estado, a proposta de adesão será inscrita na plataforma do Finep. “No dia 29 de novembro será divulgado o resultado final. Uma vez habilitada, a Fapac, em conjunto com o Finep, lançará o edital para que as empresas participem do programa em 2025”, detalhou.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo anuncia pagamento dos servidores para o dia 27 de novembro

Raimundo Souza

TRIBUNA LIVRE: Entrevista com Dr. Luizinho Silva

Raimundo Souza

Governador se reúne com representantes internacionais do GCF Task Force, Nações Unidas e Banco Mundial

Marcio Nunes

Estruturas utilizadas pelo garimpo são neutralizadas durante Operação Ágata Amazônia 2025

Marcio Nunes

MPAC instaura inquérito civil para acompanhar as ações do programa habitacional da Prefeitura de Rio Branco

Jamile Romano

Justiça do Acre garante oportunidade de emprego para vítimas de violência doméstica e mulheres egressas do cárcere

Jamile Romano