23.2 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Servidoras do município participam do encerramento da capmanha Outubro Rosa em Rio Branco

Atualizada em 25/10/2024 16:44

A Campanha Outubro Rosa, realizada durante todo o mês, promovida pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), teve seu encerramento, nesta sexta-feira (25), no Teatro Hélio Melo. O evento reuniu agentes de endemias do munícipio.

Com atividades voltadas ao bem-estar e autoestima das participantes, a cerimônia de encerramento incluiu momentos de dança, maquiagem e massagem, proporcionando um ambiente de acolhimento e união. O objetivo da campanha foi reforçar a importância do autocuidado e da prevenção ao câncer de mama, mobilizando a sociedade para a conscientização acerca do diagnóstico precoce, ressaltou a diretora de Vigilância e Saúde, Socorro Martins.

“O mês de outubro a gente tem o mês todo fazendo o chamamento para as mulheres se olharem, se conhecerem e se cuidar. E para as mulheres fazer o exame, procurar a rede pública e fazer exame para um diagnóstico precoce de algum problema que possa estar ocorrendo, como o câncer de mama ou câncer de colo de útero. Estamos encerrando hoje com essa ação para todas as nossas agentes de endemias, trazendo palestras de conscientização e mostrando que a prevenção é a melhor opção”, afirmou Socorro.

A presença das agentes de endemias foi um destaque do evento, simbolizando o compromisso das profissionais com a saúde da comunidade, não apenas no combate às endemias, mas também na prevenção de doenças como o câncer de mama. Cilani Vieira, que participou do encerramento da campanha, destacou a importância da atenção do município com a saúde das servidoras públicas.

“É muito importante para nós, como servidoras, que tenhamos esse momento, para que a gente também cuide um pouco da nossa saúde. A gente que leva orientação, que leva os cuidados com a saúde, é importante que nós, como servidoras, sejamos olhadas pela nossa gestão. Vemos que nós mulheres muitas vezes deixamos de nos cuidar para cuidar do trabalho, cuidar da família. Esse momento do Outubro Rosa resgata a importância da mulher tirar um tempo, um dia para se cuidar e cuidar da saúde”, disse Cilani.

A campanha Outubro Rosa é uma iniciativa global que visa alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, sendo celebrada anualmente em diversas cidades do Brasil e do mundo.

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Governo do Acre buscará ajuda federal para população afetada por enxurrada em Rio Branco

Jamile Romano

MPAC e MDHC promovem capacitação sobre execução do Plano Ruas Visíveis

Jamile Romano

Ex-governador Tião Viana faz publicação de agradecimento ao senador Petecão em suas redes sociais ;veja

Jamile Romano

Empresários acreanos conhecem novas tecnologias durante Fispal, em São Paulo

Marcio Nunes

As inscrições para casas na Cidade do Povo terminam na próxima segunda-feira (2)

Raimundo Souza

Doze indígenas Kaxarari da mesma família são atendidos pela Defensoria Pública para incluir a etnia na certidão de nascimento

Jamile Romano