33.3 C
Rio Branco
domingo, 24 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Ministério da Saúde compara vício em bets ao uso de álcool e drogas

Publicado em 18/10/2024

Em ofício encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), o Ministério da Saúde defendeu que o tratamento para o vício em jogos seja equivalente ao oferecido a alcoólatras e dependentes químicos.

O documento foi anexado aos autos da ação que discute a legalidade das “bets” no país. O relator, ministro Luiz Fux, marcou para o dia 11 de novembro uma audiência pública sobre o tema. A pasta indicou uma representante.

“O cuidado deve ser orientado por intervenções semelhante àquelas voltadas ao uso de álcool e outras drogas, considerando as suas especificidades”, diz nota técnica da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde.

Segundo o texto, existe “relação direta entre sofrimento mental e o comportamento de jogo problemático” – o vício pode gerar problemas de saúde mental ou agravar um quadro pré-existente.

O Ministério defende também que os serviços da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), “sem exceção, devem ser qualificados e fortalecidos para atendimento das demandas relacionadas ao jogo”.

“Embora o transtorno do jogo seja um fenômeno clínico já descrito na literatura especializada há várias décadas, os jogos no contexto atual da internet agregam uma característica peculiar que redimensiona a extensão do problema.”

Apesar de admitir a necessidade de mais adaptação, a pasta afirma que todas as unidades de saúde mental do Sistema Único de Saúde (SUS) já estão aptas para acolher apostadores compulsivos e ofertar o tratamento adequado.

[CNN]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Por que Brasil deixou de recomendar uso das vacinas AstraZeneca e Janssen contra Covid-19

Jamile Romano

Calendário Bolsa Família 2025: Veja tudo sobre os novos valores e regras para continuar recebendo o benefício

Raimundo Souza

Ministros do STF não descartam plano de fuga de Bolsonaro em andamento com Eduardo nos EUA

Raimundo Souza

Prazo para inscrições no Enem 2024 terminam amanhã

Jamile Romano

Mais de 100 mil pessoas já se inscreveram para concurso unificado

Jamile Romano

Câmara aprova texto-base da reforma tributária em 1º turno

Marcio Nunes