Atualizada em 12/10/2024 08:58
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), deu início a uma campanha de prevenção à obesidade, com o objetivo de promover ações educativas e de conscientização sobre a saúde no município. A iniciativa coincide com o Dia Nacional de Prevenção à Obesidade, estabelecido pela Lei nº 11.721/2008.
Com uma população de 419.452 habitantes, conforme dados do IBGE de 2021, Rio Branco enfrenta um desafio significativo: segundo o Vigitel (2021), 24,2% da população adulta está classificada como obesa, ocupando o sexto lugar no Brasil em excesso de peso (IMC > 25 kg/m²).
Para enfrentar essa situação, a Seme está implementando a Política da Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade. O projeto envolve a capacitação das equipes de saúde da Atenção Primária para um melhor acompanhamento e monitoramento da saúde da população. As Unidades de Saúde da Família (USF) têm adotado estratégias que incluem a formação de grupos de apoio para promover o bem-estar e a qualidade de vida.
Em celebração ao Dia Nacional de Prevenção à Obesidade, que ocorre em 11 de outubro, a Semsa, em parceria com as Equipes de Saúde da Família, programou uma série de ações voltadas para a conscientização da população sobre a importância da prevenção e do autocuidado.
A abertura da campanha ocorreu na manhã desta sexta-feira (11), na USF Luana de Freitas, onde foram oferecidos diversos serviços à comunidade: palestras sobre nutrição, aromoterapia, massagem laboral, serviços de saúde, apresentação musical, palestras com estudantes de medicina da Ufac e lanche comunitário.
“Essas atividades visam não apenas informar, mas também incentivar práticas saudáveis entre os cidadãos, promovendo um ambiente de saúde mais consciente e ativo na luta contra a obesidade em Rio Branco. A gestão do Prefeito Tião Bocalom reafirma o compromisso em melhorar a qualidade de vida da população e fortalecer a educação em saúde como ferramenta fundamental para a prevenção de doenças”, explicou Maria das Graças Lima dos Santos, da área técnica do sobrepeso e obesidade da Semsa.

(Foto: Assecom)
[Assessoria]