23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Defesa Civil Municipal e Estadual interditam parte do Mercado Velho por risco de desmoronamento

Atualizada em 18/10/2024 09:32

O governo do Acre, por meio da Defesa Civil estadual, realizou na manhã desta sexta-feira, 11, uma vistoria na Passarela Joaquim Macedo e no calçadão do Novo Mercado Velho, em Rio Branco. O objetivo foi avaliar as condições estruturais da área, que sofreu abalos devido à movimentação do solo provocada pela cheia e seca do Rio Acre nos últimos anos.

O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista, esteve no local e destacou a necessidade de interditar totalmente a área, para a realização das obras e garantia da segurança dos pedestres.

Segundo o gestor, a movimentação do solo é constante, com deslocamento de um centímetro a cada dois dias, o que representa um risco crescente para a população e os comerciantes da região. “Esse fenômeno se acelerou durante o ano, demandando um grande cuidado, devido à sua extensão e por se tratar de um ambiente tombado. A intervenção é de extrema importância”, afirmou.A área afetada inclui a estrutura da passarela e 270 metros do calçadão do Novo Mercado Velho, a qual foi vistoriada por instituições estaduais e da Defesa Civil Municipal. A movimentação do solo vem sendo acompanhada com todos os órgãos responsáveis, unindo poderes executivos, estaduais e municipais, além de órgãos de controle.Em meio aos preparativos para a interdição, a Defesa Civil Municipal está dialogando com os comerciantes da área de risco, com o objetivo de encontrar soluções que garantam tanto a segurança quanto a viabilidade econômica dos negócios.

Segundo o coronel Batista, “todos os esforços estão sendo feitos para que a intervenção seja definitiva e traga segurança para a região da orla”. O governo do Estado, com o Ministério Público do Acre (MPAC), segue aberto ao diálogo com os comerciantes, buscando soluções que assegurem a integridade de todos os envolvidos. Neste primeiro momento, apenas os comerciantes da orla serão movimentados, mantendo os comerciantes que atuam nos prédios mais afastados da área de erosão.

 

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco fortalece setor produtivo na região Baixa Verde

Marcio Nunes

Força Nacional e PF deixam as buscas por acreanos fugitivos de Mossoró

Jamile Romano

Governo promove regularização de quiosques em parques públicos

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco lança mutirão de combate a dengue

Jamile Romano

Oportunidade: inscrições para cursos técnicos e superiores do Ifac estão abertas

Jamile Romano

Prefeito Tião Bocalom sanciona Lei que dá o nome de Beth Bocalom ao elevado da Dias Martins

Marcio Nunes