22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeral

TSE: Cármen Lúcia fala em urna ‘segura e inquestionável’; assista

Publicado em 06/10/2024

Presidente da Corte Eleitoral fez pronunciamento em cadeia de rádio e TV neste sábado


Presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, destacou em pronunciamento na TV a importância do voto e a segurança das urnas eletrônicas para as eleições que vão definir prefeitos e vereadores em 5.569 cidades do país neste domingo (6).

No discurso, a magistrada reforçou que a urna é “segura, auditável e inquestionável” e também pediu uma votação “sem hostilidades”.

– O voto foi conquistado para que a democracia prevalecesse – disse a magistrada na gravação divulgada na noite deste sábado (5).

– Vamos caminhar juntos, atentos, sem hostilidades nem desalentos insuperáveis – acrescentou, reforçando a participação de quem pensa igual e de quem pensa diferente no processo eleitoral.

Assista:

A ministra votou em seu colégio eleitoral em Belo Horizonte logo após a abertura das urnas, no começo da manhã deste domingo.

Neste sábado, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) determinou a exclusão de um vídeo publicado pelo candidato Pablo Marçal (PRTB) com um laudo médico ilegítimo contra o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL). A perícia da Polícia Civil paulista apontou que o documento não é verdadeiro.

A ministra tem sido cautelosa ao abordar o assunto com a sua equipe no TSE e não deve se manifestar oficialmente sobre o caso, pois há o entendimento de que ela e os ministros da Corte podem vir a julgar o processo.

O TSE é uma Corte recursal, portanto será o primeiro a se posicionar caso as campanhas de Boulos e Marçal recorram da decisão do juiz Rodrigo Marzola Colombini, da 2ª Zona Eleitoral, que determinou a exclusão do vídeo, mas manteve ativas as contas do candidato do PRTB.

Com informações AE e Pleno News

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo leva ação do Programa Opera Acre a Mâncio Lima

Raimundo Souza

MEIs já respondem por déficit futuro de R$ 711 bi na Previdência, mostra estudo

Jamile Romano

Bolsonaro movimentou mais de R$ 44 milhões em 2 anos, aponta PF

Kevin Souza

Cientista político vê onda bolsonarista enfraquecida após condenação

Raimundo Souza

Detran-AC emite edital para suspender CNHs após tentativas frustradas de notificação

Kevin Souza

Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista

Redacao