22.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Estado lança campanha Limpa Rio Acre: Salvando Nossas Águas

Publicado em 24/09/2024

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, lançou nesta terça-feira, 24, a campanha Limpa Rio Acre: Salvando Nossas Águas.

Aproveitando o período de seca do Rio Acre, foi dado início a uma grande operação de limpeza nas margens do rio, com a meta de retirar mais de 200 toneladas de lixo. A ação começa no bairro Base e se estenderá até a Quarta Ponte, passando por áreas como Gameleira e o Mercado Elias Mansour.

“Nossa atuação é constante, seja durante as cheias ou em períodos de seca, quando o nível do rio está abaixo dos dois metros. Estamos lidando com uma grande quantidade de entulho, como pneus, geladeiras e lixo doméstico”, destacou a presidente do Deracre, Sula Ximenes.

O mutirão envolve a coleta de garrafas PET, balseiros, madeiras e outros materiais acumulados no leito do rio. A operação deve durar cerca de 15 dias e visa melhorar as condições do trecho entre o bairro Base e a Cadeia Velha.

O coordenador da Defesa Civil estadual, coronel Carlos Batista, enfatizou que a ação vai além da limpeza. “Buscamos conscientizar a população sobre a importância de não descartar lixo, especialmente em áreas de mananciais”, afirmou.

O gestor reforçou a necessidade de colaboração da população no descarte adequado de resíduos. “Queremos sensibilizar a sociedade para a questão ambiental. O descarte irregular afeta a fauna e a flora locais e contribui para a poluição dos oceanos, gerando consequências graves para o meio ambiente”, explicou.A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, destacou que essa é mais uma ação do governo em resposta à seca extrema enfrentada pelo estado. “A limpeza do Rio Acre em nossa capital é uma forma de mitigar os impactos da seca. Essa ação, em parceria com diversos órgãos, é vital para a preservação ambiental, a saúde pública e o desenvolvimento sustentável”, disse.

A secretária adjunta da Sema, Renata Souza, ressaltou a importância da sensibilização da população. “A participação da comunidade é fundamental para manter nossos recursos hídricos preservados. Nossas equipes de educação ambiental atuam em municípios ao longo do ano, promovendo essa conscientização”, relatou.A iniciativa reafirma o compromisso do governo em preservar o Rio Acre e garantir melhores condições ambientais para todos.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre é o segundo colocado do Brasil em prêmio de serviços públicos digitais

Marcio Nunes

Geoglifos preservam a memória ancestral do Acre e transformam identidade cultural em destino turístico: ‘Potencial incrível’

Raimundo Souza

COMBATE: Prefeitura de Rio Branco abre inscrições para grupo de apoio ao abandono do tabagismo

Marcio Nunes

Deracre e Secretaria dos Povos Indígenas discutem plano de mitigação ambiental para ramal entre Porto Walter e Rodrigues Alves

Marcio Nunes

MTE libera R$ 5,6 milhões para pagamento do abono salarial a trabalhadores do Acre

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre participa do 4° Encontro Nacional de Tecnologia e Inteligência para Líderes e Gestores em Fortaleza

Raimundo Souza