23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Barroso diz que o X é “bem-vindo” de volta se cumprir leis

Publicado em 22/09/2024

Ministro está em Nova Iorque para a Assembleia da ONU

Ministro Barroso Foto: Andressa Anholete/SCO/STF

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), disse neste sábado (21) que a rede social X poderá voltar a funcionar no Brasil se cumprir exigências legais e decisões judiciais.

– Idealmente, se o X, como qualquer empresa, tiver representação no Brasil e disposição de cumprir a legislação brasileira e as ordens da Justiça brasileira, será bem-vindo de volta – declarou à Folha de S. Paulo em Nova Iorque.

Barroso viajou aos Estados Unidos para participar da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Não é a primeira vez que o presidente do STF se pronuncia sobre o embate com o X. O ministro já havia alertado que todas as empresas em funcionamento no Brasil precisam se submeter às decisões da Justiça brasileira.

A rede social foi suspensa no final de agosto, depois de fechar o escritório no Brasil alegando sofrer censura do ministro Alexandre de Moraes.

Além disso, a plataforma acumulou mais de R$ 18 milhões em multas por, segundo Moraes, descumprir decisões judiciais para bloquear perfis investigados por fake news e ataques contra a democracia.

Neste sábado, o X informou a Moraes que nomeou a advogada Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição como sua representante legal em território brasileiro. Ela ocupava a função antes da suspensão da rede social e do fechamento do escritório no Brasil.

O ministro não ficou satisfeito com as informações prestadas e notificou a empresa para complementar a documentação com comprovantes que atestem o vínculo da advogada com a plataforma.

*AE/Pleno Mews

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Petecão garante mais de R$ 8,6 milhões para investimentos diversos em municípios do Acre

Marcio Nunes

ONS investiga causa de apagão no Acre e em Rondônia

Jamile Romano

MPAC ingressa com pedido judicial para garantir atendimento a crianças na fila de espera no Centro de Atendimento ao Autista

Jamile Romano

Acre recebe recurso para realizar testes rápidos de gravidez nas unidades de saúde

Marcio Nunes

Acre se integra ao Banco Nacional de Perfis Genéticos para fortalecer Segurança Pública

Jamile Romano

Edvaldo Magalhães faz análise crítica do governo e reforça necessidade de independência do Legislativo

Jamile Romano