23.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Barroso pede ao Judiciário seriedade no combate a queimadas criminosas

Publicado em 16/09/2024

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luís Roberto Barroso, cobrou nesta segunda-feira (16) seriedade do Poder Judiciário no combate às queimadas criminosas no país.

Durante discurso na abertura da reunião do Observatório do Meio Ambiente e de Mudanças Climáticas do CNJ, Barroso disse que recebeu um telefonema do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que demonstrou preocupação com a impunidade de quem pratica queimadas dolosas.

Barroso disse que tem informações técnicas que confirmam que todas as queimadas na Amazônia e no Pantanal são provocadas pela ação humana.

“Tem a ação criminosa deliberada, que é de tocar fogo na mata, e tem a ação criminosa de queima de lixo, que também tem servido para propagar essas queimadas que estão devastando o país”, disse.

Ontem (15), o ministro Flávio Dino, do Supremo, autorizou o governo federal a emitir créditos extraordinários fora dos limites fiscais para o combate às queimadas. O ministro também já determinou medidas para o enfrentamento aos incêndios na Amazônia e no Pantanal, como contratação emergencial de brigadistas e ampliação do efetivo da Força Nacional.

[Agência Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Auxílio emergencial entrou para a história como resposta rápida à crise!

Raimundo Souza

Governo Federal gastou R$ 6 milhões para recapturar fugitivos acreanos

Jamile Romano

Como reforma tributária afetará preços dos alimentos

Raimundo Souza

Receita paga nesta sexta lote da malha fina do Imposto de Renda

Jamile Romano

FAB leva 34 toneladas de doações às vítimas de enchentes no RS

Marcio Nunes

Tempestade deixa 660 mil casas sem luz na região metropolitana de SP

Marcio Nunes