35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

MPAC promove debate sobre o contexto migratório no Acre

Publicado em 16/09/2024

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) realizou, nesta sexta-feira, 13, no auditório do edifício-sede, em Rio Branco, um encontro para discutir o contexto migratório no estado.

O evento dá continuidade às discussões iniciadas na quinta-feira, em Brasileia, e foi promovido pela Promotoria Especializada de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera) e o Grupo de Atuação Especial em Contextos Migratórios (Gaemig).

O objetivo foi discutir estratégias e soluções para os problemas relacionados ao tema.

Com a presença de integrantes dos Ministérios dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e da Integração Social e Combate à Fome (MDS), além de outras instituições, o encontro ofereceu um espaço de troca de experiências e apresentação de boas práticas para lidar com o fluxo migratório crescente no estado.

Foi discutido o panorama migratório no Acre, destacando os avanços e os desafios enfrentados no contexto migratório. Também foram apresentadas propostas e estratégias do governo federal para o estado.

A procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais do MPAC, Rita de Cássia Nogueira, ressaltou a complexidade do tema e a importância da colaboração entre diferentes órgãos.

“A migração é um assunto complexo, com desafios e oportunidades. Precisamos saber enfrentá-los e garantir os direitos fundamentais dos migrantes, que se encontram em situação de vulnerabilidade. O Ministério Público é defensor dos direitos humanos, a migração é sem dúvida um direito humano, precisamos trabalhar juntos para garantir a dignidade e segurança para essas pessoas”, afirmou.

O promotor de Justiça Thalles Ferreira também destacou a importância das parcerias. “Queremos um estado acolhedor, uma cidade acolhedora. Para isso, visamos firmar parcerias e sairmos com encaminhamentos para enfrentar esse cenário desafiador. Esse encontro é fruto de um intercâmbio institucional que permite aproximar o Ministério Público das políticas públicas”, acrescentou.

Ao final do encontro, foram definidos alguns encaminhamentos, como a manutenção de tradutores nos abrigos, estudo da viabilidade de produção da alimentação pelos próprios migrantes no local de acolhimento em virtude dos seus diferençados hábitos alimentares, e o encaminhamento de mulheres migrantes vítimas de violência doméstica para o Centro de Atendimento a Vítima (CAV), órgão auxiliar do MPAC.

Visita técnica

Durante a manhã, representantes do MPAC juntamente com os integrantes do MDHC estiveram na Casa de Passagem em Rio Branco, onde avaliaram as condições estruturais e os serviços oferecidos aos migrantes.

[Assessoria]

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

União entre Deracre, SPU, Iteracre e Bombeiros busca destravar áreas públicas em Xapuri

Marcio Nunes

Sebrae participa da abertura oficial da Expoacre Juruá 2024

Jamile Romano

Defensoria Pública do Acre realiza mais de mil atendimentos em um único dia após feriadão

Jamile Romano

Em quase 10 anos, mais de 4 mil casos de hepatite foram confirmados no Acre

Jamile Romano

Um salto de qualidade

Raimundo Souza

Governo e prefeitura investigam mortandade de peixes no Rio Acre

Jamile Romano