28.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Política

Lula veta projeto que zera IPI para compra de móveis no RS

Atualizada em 05/09/2024 16:13
Decisão do presidente também afeta compra de eletrodomésticos da “linha branca”
Presidente Lula Foto: EFE/ Andre Borges

O projeto de lei que isentaria a cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de móveis e eletrodomésticos para os moradores das áreas atingidas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul foi vetado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A decisão presidencial foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (5) com veto total. O Congresso Nacional, que aprovou o projeto de lei, poderá marcar uma sessão para manter ou derrubar o veto do presidente.
Aprovado em 17 de julho, o projeto visava oferecer produtos mais baratos para que as famílias e microempreendedores individuais, que perderam seus bens durante as enchentes, pudessem reconstruir suas casas com mobílias e eletrodomésticos novos.

O texto foi vetado integralmente, com a justificativa de que o projeto descumpre a Lei de Responsabilidade Fiscal por criar renúncia de receita sem previsão na lei orçamentária, sem medida de compensação e sem previsão de prazo máximo de vigência de cinco anos.

TEXTO FOI APRESENTADO POR DEPUTADAS DO PT
O Projeto de Lei 4.731/2023 foi apresentado pelas deputadas Maria do Rosário (PT-RS) e Gleisi Hoffmann (PT-PR) no ano passado, antes das enchentes no Rio Grande do Sul, mas foi aprovado após a catástrofe atingir e provocar prejuízos em mais de 400 municípios gaúchos.

A ideia original era isentar de IPI fogões de cozinha, refrigeradores, máquinas de lavar roupa, tanquinhos, cadeiras, sofás, mesas e armários, contanto que fabricados em território nacional.

O veto presidencial ao projeto já era esperado, pois, o governo tinha um acordo de aprovar parte do texto, mas restringindo a isenção do IPI apenas para o Rio Grande do Sul.

Ao G1, o ministro da Secretaria de Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, afirmou que o governo pode apresentar outras formas de viabilizar a compra desses itens.

Pleno News

Artigos Relacionados

Brasil cai 10 posições em ranking de percepção da corrupção em 2023, diz estudo

Jamile Romano

Com 108 assinaturas, impeachment de Lula já tem destino certo com Lira

Jamile Romano

Conheça Manuel Montenegro, embaixador do Brasil no Azerbaijão, filho de acreano de Cruzeiro do Sul

Raimundo Souza

Aleac aprova projetos importantes durante sessão ordinária conduzida por Luiz Gonzaga

Jamile Romano

PGR se manifesta a favor da quebra de sigilo bancário e fiscal de Janones

Jamile Romano

Conselho de Ética da Câmara abre processo contra André Janones

Marcio Nunes