29.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Policial

Polícia Civil do Acre registra redução expressiva de feminicídios e reforça ações de combate à violência contra a mulher

Atualizada em 29/08/2024 15:56

Dados do relatório sobre Mortes Violentas Intencionais (MVI), elaborado pelo Departamento de Inteligência da Polícia Civil do Acre (PCAC) e divulgado este mês, mostram uma redução expressiva nos casos de feminicídios no estado. Comparando os períodos de janeiro a julho de 2023 com janeiro a julho deste ano, houve uma queda de 28,5% nesses crimes, refletindo os esforços contínuos da PCAC e demais forças em proteger e promover a segurança das mulheres.

Redução nos casos de feminicídios no estado, no período de janeiro a julho de 2023, chegou a 28,5% . Foto: Arquivo/ PCAC

Atualmente, a Polícia Civil do Acre conta com duas unidades da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), localizadas em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Além disso, nas demais delegacias do interior do Acre, que não possuem Deam, o Projeto Bem-Me-Quer se faz presente.

O delegado-geral da PCAC, Henrique Maciel, destacou as ações que têm sido implementadas para alcançar essa redução. “Estamos trabalhando intensamente em campanhas de conscientização, capacitação dos nossos policiais e fortalecimento das redes de apoio às vítimas de violência doméstica e familiar. A integração entre as delegacias especializadas e os projetos voltados para o atendimento humanizado têm sido fundamentais para que possamos combater com eficácia a violência contra a mulher em nosso estado”, disse.

O Projeto Bem-Me-Quer é uma iniciativa da PCAC que visa proporcionar um atendimento humanizado às mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência, oferecendo suporte especializado e sensível às suas necessidades. A delegada coordenadora do projeto, Juliana De Angelis, explica a importância da infraestrutura nas delegacias para acolher as vítimas. “Cada delegacia possui um espaço adequado para acolher as vítimas de violência de maneira segura e confidencial. Estamos empenhados em expandir este projeto para outras cidades do Acre no futuro, garantindo que todas as mulheres, independentemente de onde estejam, possam receber o suporte necessário”, informa.

Projeto Bem-Me-Quer visa proporcionar atendimento humanizado a mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência. Foto: arquivo/PCAC

Desde 2022, em iniciativa estabelecida pelo governo brasileiro, a campanha Agosto Lilás transformou o período num mês de conscientização sobre o combate à violência contra a mulher. A campanha procura sensibilizar a população e reduzir casos de violência de gênero em todo o país. Durante o Agosto Lilás, são desenvolvidas diversas ações para informar a população sobre como identificar situações de violência contra a mulher e a quais canais recorrer para efetuar denúncias.

“Com o Agosto Lilás, estabelecemos uma série de iniciativas em parceria com outros órgãos da administração pública e organizações não governamentais. Nossos delegados e equipes de apoio proferem palestras em escolas, setores públicos e privados, associações e ambientes de grande circulação de pessoas. O objetivo é conscientizar a sociedade e reforçar a importância da denúncia e da proteção das vítimas”, observa Juliana De Angelis.

Artigos Relacionados

PF prende primeira-dama de João Pessoa em investigação sobre aliciamento violento de eleitores

Raimundo Souza

Polícia Civil realiza mutirão para acelerar investigações de crimes sexuais contra crianças e adolescentes em Cruzeiro do Sul

Jamile Romano

Polícia Civil prende mais um envolvido no caso de tortura ao aluno do IFAC em Xapuri

Jamile Romano

Assassino conhecido como ‘Deadpool’ faz pedido inusitado após sentença de morte

Raimundo Souza

Polícia Civil do Acre registra apreensões significativas na virada do ano

Jamile Romano

Crime de violência: pai mata filho de 9 anos por não conseguir reatar com a ex

Raimundo Souza