23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Policial

PF cumpre 10 mandados de busca e apreensão contra suspeitos do 8/1

Publicado em 29/08/2024

Operação Lesa Pátria está em sua 29ª fase em identificação dos envolvidos.

Gabriela Biló/Folhapress
Brasília

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (29) a 29ª fase da Operação Lesa Pátria, cumprindo 10 mandados de busca e apreensão contra suspeitos dos ataques antidemocráticos do 8 de janeiro.

Os mandados expedidos pelo STF (Supremo Tribunal Federal) estão sendo cumpridos nos estados de Santa Catarina (5), Rio de Janeiro (3) e Goiás (1), além de no Distrito Federal (1), com o objetivo de identificar os envolvidos.

Foi determinado o bloqueio de bens, ativos e valores dos investigados. Segundo a apuração da polícia, os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar à cifra de R$ 40 milhões.

Conforme as investigações, os fatos indicam crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais cumpridos e pessoas capturadas.

A operação desta quinta-feira teve origem nas quatro frentes de investigação abertas após os ataques de 8 de janeiro.

Uma delas mira os possíveis autores intelectuais, e é essa frente que apura ações do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Outra tem como objetivo mapear os financiadores e responsáveis pela logística do acampamento e transporte de bolsonaristas para Brasília.

O terceiro foco da investigação PF são os vândalos. Os investigadores buscaram identificar e individualizar a conduta de cada um dos envolvidos na depredação dos prédios da capital federal, que acabaram denunciados pela PGR (Procuradoria-Geral da República).

A quarta linha de apuração avança sobre autoridades omissas durante o 8 de janeiro e que facilitaram a atuação dos golpistas.

Folha UOL

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Segurança Pública conclui 7ª edição do Curso de Plano de Gestão de Conflitos nas Cidades

Raimundo Souza

Desembargadores viram réus por “venderem sentenças” e receberem propina através dos escritórios dos filhos

Raimundo Souza

Fornecedor de armas de fogo para facção criminosa é preso pela Polícia Civil do Acre

Jamile Romano

Suposto empresário e filho atacam vizinho com barra de ferro em Rio Branco

Raimundo Souza

Polícia Militar prende quatro pessoas envolvidas em Tráfico de Drogas em Cruzeiro do Sul

Raimundo Souza

Novo presidente do Iapen realiza visita ao Complexo Penitenciário de Rio Branco

Raimundo Souza