23.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo sanciona lei que assegura o xadrez no currículo escolar da rede de ensino

Atualizada em 16/08/2024 10:06

Foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira, dia 16, a Lei nº 4.391, de 13 agosto de 2024, que implementa a atividade de xadrez nos currículos escolares do ensino fundamental e médio da rede estadual de ensino do Acre. A inclusão tem como objetivo estimular a capacidade intelectual dos alunos.

A lei prevê que as aulas serão teóricas e práticas, respeitando a carga horária da nova disciplina, que será desenvolvida pela Secretaria de Educação e Cultura (SEE), em parceria com a Federação de Xadrez do Acre (FXA). A FXA indicará à SEE um profissional habilitado para ministrar as aulas.

Ainda, de acordo com a lei, serão estabelecidos calendários para competições estudantis, que poderão ser realizadas semestralmente, anualmente ou mesmo anualmente. Há um prazo de 120 dias para que a regulamentação possa ser efetivamente integrada ao currículo escolar.

A diretora de Ensino da SEE, Gleice Souza, explica que, a partir da sanção da lei governamental, tratativas serão realizadas com o Conselho Estadual de Educação (CEE), para estabelecer a implementação do conteúdo nas escolas.

Para além do currículo, a SEE, por meio do Núcleo de Matemática e Ciências Aplicadas (NMCA) já realiza oficinas de xadrez nas escolas da capital e do interior, levando, aos estudantes da rede pública, além de entretenimento e esporte, também uma nova forma de ensino-aprendizado.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Governo do Acre antecipa pagamento dos servidores públicos para o dia 27

Jamile Romano

Escola técnica em saúde da Rede Ieptec é referência nacional em ensino técnico e profissional

Marcio Nunes

Estado forma 154 estudantes do ensino fundamental do Colégio Militar Tiradentes em Rio Branco

Jamile Romano

Acre receberá novo campus de Instituto Federal

Jamile Romano

Saúde adota novo esquema vacinal contra a poliomielite no Acre

Marcio Nunes

Durante Encontro de Tribunais de Justiça da Amazônia Legal, vice-governadora destaca programas que levam a justiça para mais próximo da população

Raimundo Souza