28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Defesa de Bolsonaro pede arquivamento do caso das joias sauditas

A defesa de Jair Bolsonaro pediu nesta segunda-feira (12) ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento da investigação sobre as joias recebidas de autoridades estrangeiras durante o governo do ex-presidente.

O pedido dos advogados foi feito após a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre os presentes recebidos por ex-presidentes. Na quarta-feira (7), o tribunal entendeu que os presentes não podem ser considerados bens públicos.

Para a defesa de Bolsonaro, a decisão do TCU confirma que “não há ilicitude nas condutas praticadas” pelo ex-presidente.

“A decisão administrativa que reconhece a licitude do comportamento — se isenta de vícios e cercada das formalidades legais — interfere diretamente na seara criminal, porque afasta a necessidade deste último controle, pelo princípio da subsidiariedade”, diz a defesa.

No mês passado, a Polícia Federal indiciou o ex-presidente por lavagem de dinheiro e associação criminosa após encerrar o inquérito contra Bolsonaro e mais 11 pessoas, incluindo o ex-ajudante de ordens Mauro Cid.

A investigação apurou o funcionamento de uma organização criminosa para desviar e vender presentes de autoridades estrangeiras durante o governo Bolsonaro. Os itens foram recebidos durante viagens para a Arábia Saudita.

Durante as investigações, a PF apurou que parte das joias saíram do país em uma mala transportada no avião presidencial e foram vendidas nos Estados Unidos.

[Agência Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Brasileiro perdeu R$ 1,5 bi com golpes do Pix em 2023; veja como se prevenir

Jamile Romano

Apenas uma em cada três cidades do Brasil cumpre metas de vacinação

Jamile Romano

Lula passa por cirurgia em São Paulo para drenagem de hematoma

Marcio Nunes

Botão de contestação do Pix está disponível aos usuários

Redacao

Tragédia abala o Boi Caprichoso: um artista morre e outro sofre convulsão em Parintins

Raimundo Souza

Morre Ary Toledo aos 87 anos, em São Paulo; velório do humorista será aberto para o público prestar últimas homenagens

Raimundo Souza