23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Com mutirão em andamento, Saúde celebra sucesso das primeiras 35 cirurgias ortopédicas realizadas na Fundhacre

Atualizada em 06/08/2024 08:45

O governo do Acre deu início, na sexta-feira, 1º, ao primeiro mutirão de cirurgias ortopédicas de 2024. Desde então, 35 procedimentos foram realizados até esta segunda-feira, 5, na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), em Rio Branco.

O objetivo é realizar cem procedimentos cirúrgicos na primeira fase do mutirão, reduzindo a demanda reprimida por cirurgias desse tipo e normalizando, portanto, o tempo de espera.

Um dos pacientes operados no domingo, 4, foi o jovem João Henrique Costa, de 21 anos, que passou pela reconstrução intra-articular do joelho direito. “Estou aliviado porque foi muito tempo esperando e agora eu posso voltar a ter uma vida normal, porque antes eu não podia fazer os esportes que praticava; eu gostava muito de jogar bola, basquete, capoeira, enfim, tanto que foi num desses esportes que acabei me machucando. A sensação agora é de alívio, não tem outra palavra”, disse o jovem, pouco antes de receber alta médica.

O secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, reforça a importância da ação. “O mutirão é uma importante ferramenta para normalizar o tempo de espera dos pacientes. Temos muito orgulho em dizer que as primeiras 35 cirurgias foram realizadas com sucesso, resgatando a autoestima dos nossos pacientes, que agora terão a sua função motora restabelecida, a sua capacidade de praticar exercícios, principalmente a sua capacidade laboral. Então, essa é mais uma ação de governo, conforme as determinações do nosso governador, para levar saúde para a população”, afirmou.

Para a realização do mutirão de cirurgias, o governo do Estado conta com o apoio do senador Alan Rick, por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 2 milhões. A maioria das pessoas contempladas no mutirão sofre com lesões ligamentares ou de menisco. Além das cirurgias de joelho, a Fundhacre também está normalizando a fila de espera por outros tipos de cirurgias ortopédicas, como a implantação de próteses. Outra novidade é a garantia da fisioterapia para os pacientes alcançados pela ação.

“Essas 35 cirurgias realizadas em apenas cinco dias são apenas o início dessa grande ação que estamos realizando. E felizmente, temos a honra de reafirmar que todos os pacientes contemplados nesse mutirão serão encaminhados para a nossa equipe de fisioterapia no Into, dando ainda mais celeridade à sua recuperação”, disse a presidente da Fundhacre, Ana Beatriz Souza.

As próximas cirurgias ortopédicas do mutirão devem ser efetuadas nas próximas semanas, alcançando a marca de cem ainda no mês de agosto.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Censipam prevê tempo instável e chance de temporais nesta segunda-feira (16) no Acre

Jamile Romano

Gladson Cameli visita construção da nova sede do Instituto de Meio Ambiente do Acre

Jamile Romano

Análise de dados sobre feminicídio transforma estatísticas em políticas públicas de proteção à mulher

Jamile Romano

Portal de Acolhimento: TJAC inaugura novo espaço de atendimento ao cidadão nesta sexta-feira, 19

Jamile Romano

Sebrae no Acre realiza o 2º INTEGRA com palestra de renomado filósofo Luiz Felipe Pondé

Jamile Romano

Governo e Prefeitura unem forças para acolher famílias atingidas pela cheia em Tarauacá

Jamile Romano