23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Iapen expõe instrumentos musicais fabricados por apenados na ExpoAcre Juruá

Atualizada em 02/08/2024 09:02

Durante as quatro noites de Expoacre Juruá, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) está expondo em seu estande instrumentos musicais fabricados por detentos. A iniciativa combina reintegração social e valorização da cultura. Os detentos do Complexo Penitenciário de Rio Branco, no Acre, fabricam instrumentos musicais como parte de um projeto de ressocialização. O projeto, que tem o apoio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, visa oferecer capacitação profissional e uma nova perspectiva de vida aos internos.

O projeto, intitulado “Sons da Liberdade”, começou há três meses e já produziu alguns violões, com o trabalho de 15 apenados. Os detentos recebem treinamento especializado de luthiers experientes, aprendendo desde a seleção e tratamento da madeira até a montagem e afinação dos instrumentos.

“Além de fornecer uma habilidade profissional, a fabricação de instrumentos musicais tem um impacto terapêutico significativo.” Explicou o coordenador do projeto, Jardel Costa.

A atividade manual e a criação de algo belo e útil ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade entre os detentos. A escolha dos 15 apenados é feita pelo setor de execução penal, passando pelo serviço de inteligência, como também a verificação do comportamento dos detentos.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Operação Afrodite: MPAC, Procon e Vigilância Sanitária fiscalizam hotéis e motéis de Rio Branco

Jamile Romano

Carreta da Defensoria leva assistência jurídica para comunidade de Rio Branco

Jamile Romano

Suspeito de assassinato de irmão é capturado pela Polícia Civil do Acre

Jamile Romano

Edital publicado: Ufac inicia seleção para medicina; veja datas e normas

Raimundo Souza

Acre envia forças de segurança para apoio a Rondônia no combate ao crime organizado

Jamile Romano

‘Resenha da Jovem Advocacia’ reúne advogados em início de carreira para conhecerem projeto de Marina Belandi

Marcio Nunes