24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Iapen expõe instrumentos musicais fabricados por apenados na ExpoAcre Juruá

Durante as quatro noites de Expoacre Juruá, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) está expondo em seu estande instrumentos musicais fabricados por detentos. A iniciativa combina reintegração social e valorização da cultura. Os detentos do Complexo Penitenciário de Rio Branco, no Acre, fabricam instrumentos musicais como parte de um projeto de ressocialização. O projeto, que tem o apoio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, visa oferecer capacitação profissional e uma nova perspectiva de vida aos internos.

O projeto, intitulado “Sons da Liberdade”, começou há três meses e já produziu alguns violões, com o trabalho de 15 apenados. Os detentos recebem treinamento especializado de luthiers experientes, aprendendo desde a seleção e tratamento da madeira até a montagem e afinação dos instrumentos.

“Além de fornecer uma habilidade profissional, a fabricação de instrumentos musicais tem um impacto terapêutico significativo.” Explicou o coordenador do projeto, Jardel Costa.

A atividade manual e a criação de algo belo e útil ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade entre os detentos. A escolha dos 15 apenados é feita pelo setor de execução penal, passando pelo serviço de inteligência, como também a verificação do comportamento dos detentos.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Mais de 147 mil alunos de escolas públicas do Acre devem ser vacinados

Jamile Romano

Pesquisa Real Time/TV Gazeta: Alan Rick lidera corrida pelo governo do Acre em 2026 com 35%

Kevin Souza

Blindagem organizacional: como o controle interno e a auditoria fortalecem a gestão

Raimundo Souza

STF decide pelo fim da revista íntima “vexatória” em presídios

Marcio Nunes

Detran Itinerante leva economia, oportunidade e inclusão aos moradores da Estrada Transacreana

Marcio Nunes

Expoacre Juruá abre chamamento para empresas de diversos setores

Jamile Romano