25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Do zero à heroína: transformando o controle interno em motor de inovação

Em um mundo em constante transformação, onde a tecnologia avança a passos largos e a sociedade exige cada vez mais transparência e eficiência, o controle interno (CI) na gestão pública enfrenta um desafio crucial: se reinventar e se tornar um motor de inovação.

Tradicionalmente visto como uma mera ferramenta de fiscalização, o CI precisa transcender essa visão limitada e assumir um papel proativo na construção de uma administração pública mais moderna, eficiente e transparente.

A chave para essa transformação reside na mudança de paradigma. É preciso deixar de lado a visão do CI como um mero guardião passivo e abraçar o seu potencial como um herói inovador, capaz de impulsionar a gestão pública para novos patamares de excelência. Um aliado estratégico na busca por soluções inovadoras para os desafios da gestão pública.

Nesse processo, a tecnologia se torna uma poderosa aliada, por meio de ferramentas como inteligência artificial, análise de dados e blockchain (banco de dados). Assim o CI pode automatizar tarefas repetitivas, identificar riscos com maior precisão e propor soluções inovadoras para otimizar processos e prevenir fraudes.

O controle interno do futuro não se limita a verificar o passado, mas se concentra em proativamente construir um futuro melhor para a administração pública, por meio de uma visão estratégica e orientada para o futuro, podendo contribuir para a elaboração de políticas públicas mais eficazes, a otimização da alocação de recursos e a promoção da boa governança.

Para alcançar essa transformação, é fundamental criar uma cultura de inovação dentro dos órgãos públicos. Isso significa estimular a criatividade, valorizar novas ideias e investir no desenvolvimento profissional dos servidores.

Os benefícios de um CI inovador se estendem para toda a sociedade. Uma administração pública mais eficiente e transparente significa melhores serviços públicos, menor desperdício de recursos e maior confiança na gestão pública.

Transformando o controle interno em um agente de mudança, a gestão pública se torna mais resiliente, transparente e eficiente, capaz de enfrentar os desafios do presente e de construir um futuro mais promissor para todos.

Cristiany Sales  é controladora interna da Agência de Negócios do Acre (Anac S/A);  com formação em Pedagogia, possui pós-graduação em Auditoria Empresarial; Pedagogia Empresarial com Ênfase em Gestão de Pessoas; Justiça Restaurativa e Mediação de Conflitos; e Planejamento e Gestão

[Agência de Notícias do Acre]/Por Cristiany Sales

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Confiança do Comércio cai para menor nível em um ano, diz CNC

Marcio Nunes

Governador Gladson Cameli anuncia isenção de IPVA para veículos novos adquiridos a partir do primeiro dia da Expoacre

Raimundo Souza

Emoção de familiares da tripulação marca chegada do voou inaugural da Azul no Acre

Marcio Nunes

Polícia Civil prende homem acusado de agredir companheira em Marechal Thaumaturgo

Redacao

As chuvas ocasionais e a possibilidade de temporais podem ocorrer no Acre no sábado, 21

Raimundo Souza

Júri popular de médico acusado de matar colega acreano na Bahia é marcado para setembro

Jamile Romano