28.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo e parceiros realizam 2ª Conferência Regional do Baixo Acre dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+

Atualizada em 27/07/2024 18:44

Marcando um momento importante na luta pelos direitos da comunidade LGBTQI+, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), junto ao Conselho Estadual de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais do Acre, realizou nesta sexta-feira, 26, a abertura da 2ª Conferência Regional do Baixo Acre dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, no auditório do Centro Universitário Estácio-Unimeta.

Evento reuniu sociedade civil, poder público e outros. Foto: Carolina Torrres/Secom

O evento marca um momento histórico, representando a retomada da discussão ampla sobre os direitos das pessoas LGBTQIA+. Enfatiza a luta constante pelo respeito ao uso do nome social e à dignidade, independentemente da orientação sexual e identidade de gênero.

Gestora enfatiza esforço de servidores pela promoção dos direitos humanos. Foto: Carolina Torres/Secom

A secretária adjunta da SEASDH, Amanda Vasconcelos, prestou homenagens aos técnicos da pasta, que trabalham na promoção de políticas para a comunidade LGBTQIA+, além de outras áreas comprometidas com os direitos de toda a população. “Uma das coisas que mais me deixou feliz em fazer parte da SEASDH é o movimento dos técnicos que trabalham com as revisões de direitos”, frisa.

Direitos Humanos engloba muitas áreas de proteção e defesa dos direitos da população. Foto: Carolina Torres/Secom

A representante dos Direitos Humanos, Nilcéia Santos, destacou que, por meio das políticas de defesa de direitos, a secretaria tem avançado significativamente. “Por meio dessa política, temos contribuído de maneira significativa e enfrentado muitos desafios. Felizmente, estamos progredindo. Conseguimos afirmar que os direitos humanos são para todos: para pessoas negras, idosos, para todas as pessoas. Abrange a todos. Atualmente, temos 14 políticas de direitos humanos, e essas políticas são transversais”, explica.

Representantes da comunidade LGBTQIA+ também discursaram. Foto: Carolina Torres/Secom

Daniel Lopes, presidente do Conselho LGBTQIA+, enfatizou a importância da conferência em entender as necessidades da população. “Essa é uma conferência que, em sua essência, busca entender o que falta para nossa população. Que política é essa que precisamos? O tema central é a construção da política regional dos direitos da pessoa LGBTQIA+. É importante entender: que construção é essa?”, explica.

Eixos da conferência serão abordados neste sábado. Foto: Carolina Torres/Secom

A conferência contou com a participação de pessoas dos municípios de Rio Branco, Acrelândia, Bujari, Senador Guiomard, Sena Madureira, Porto Acre, Plácido de Castro, Capixaba, e Manoel Urbano, tendo como tema central “Construindo a Política Regional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”. Além de representantes do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Centro Universitário Estácio-Unimeta, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Rio Branco (SASDH), da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), entre outros.

Instituições marcam presença no evento. Foto: Carolina Torres/Secom

O encontro se estende até este sábado, 27, das 7h às 13h, com a discussão dos seguintes eixos:

O primeiro eixo trata da violência contra a população LGBTQIA+, onde será discutida essa questão.

O segundo eixo aborda a questão do emprego e da empregabilidade. Esta população consegue realmente ter renda?

O terceiro eixo trata da interseccionalidade. Entender que a população LGBTQIA+ inclui idosos, pessoas com deficiência, pessoas negras, crianças e adolescentes. Como a população LGBTQIA+ permeia todos esses campos.

Por último, o quarto eixo, um dos mais importantes, trata da construção da política, entendendo o fluxo da política LGBTQIA+ que é necessária.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Michelle Melo reforça compromisso com a proteção das mulheres e propõe lei para barrar condenados por violência em cargos públicos

Jamile Romano

Em São Paulo, governador Gladson Cameli visita agência de atração de investimentos do Estado

Jamile Romano

Fluxo de umidade aumenta e Acre tem previsão de chuvas nesta quarta-feira (4), segundo Censipam

Jamile Romano

Seplan divulga pesquisa de custo da cesta básica de junho

Jamile Romano

Carreta da Defensoria Pública oferece atendimento jurídico em frente ao Palácio Rio Branco até a próxima quinta

Jamile Romano

Comitê de Fronteira Sul Brasil – Peru se reúne para discutir integração e desenvolvimento socioeconômico das regiões fronteiriças

Marcio Nunes