23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Policial

Polícia Civil do Acre celebra 8 anos da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa

Atualizada em 27/07/2024 18:25

A Polícia Civil do Acre (PCAC) celebrou, nesta sexta-feira , 26, oito anos de criação da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) no estado. Em uma breve celebração, o delegado-geral, Henrique Maciel, e o delegado titular da DHPP, Alcino Ferreira Júnior, realizaram um café da manhã para marcar a importância dessa delegacia, que presta serviços essenciais à sociedade acreana.

Equipe da DHPP reunida em café da manhã comemorativo, destacando os resultados positivos na redução das taxas de homicídio e no aumento da elucidação de crimes no estado. Foto: Assessoria/PCAC

A DHPP é uma unidade especializada da Polícia Civil dedicada a investigar crimes de homicídio e proteger a vida das pessoas. Suas principais finalidades incluem investigar homicídios, elucidar crimes, proteger pessoas, realizar ações de prevenção, colaborar com outras instituições e oferecer apoio às famílias das vítimas. Essas funções são fundamentais para a manutenção da ordem pública e para garantir que os responsáveis por crimes violentos sejam devidamente responsabilizados.

Atualmente, a DHPP conta com quatro delegados, 22 agentes de polícia e oito agentes de pronto emprego (que atuam diretamente em locais onde ocorreu o crime). Em 2023, a especializada concluiu e remeteu ao Judiciário cerca de 132 inquéritos, realizou 86 prisões e cumpriu 78 mandados de busca e apreensão. Em 2024, dados do Atlas da Violência demonstraram que o Acre apresentou a maior redução do país na taxa de homicídios estimados por 100 mil habitantes. O estado, que chegou a ter o maior índice de mortes violentas em 2017, reduziu essa taxa para 26,4 em 2022. Em termos absolutos, o número de mortes caiu significativamente, de 516 para 238, representando uma redução de 53,9%.

DHPP é uma unidade especializada da Polícia Civil dedicada a investigar crimes de homicídio e proteger a vida das pessoas. Foto: Arquivo/PCAC

Compromisso com a efetividade das investigações

O delegado-geral, Henrique Maciel, destacou a prioridade da PCAC nos crimes contra a vida, especialmente nas investigações de homicídios. “Os crimes contra a vida, especialmente as investigações voltadas ao crime de homicídio, são uma prioridade. Para atingir maior efetividade, as investigações têm buscado alcançar, identificar e colocar à disposição da justiça não somente os executores, mas, sobretudo, os mandantes e lideranças de organizações criminosas que tenham atuado, mesmo que indiretamente, para a ocorrência dos delitos”, afirmou Maciel.

Impacto positivo nas taxas de elucidação e redução de mortes violentas

O delegado da DHPP, Alcino Ferreira Júnior, ressaltou a importância da unidade especializada e a maturidade investigativa da equipe. “A Polícia Civil conta com sua unidade especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), criada no ano de 2016, além das delegacias regionais, no interior do estado, que realizam as investigações desta natureza. A maturidade investigativa da DHPP, aliada à intensa troca de informações entre as unidades de combate ao crime organizado e narcóticos (Draco/Denarc), foi fundamental e impactou positivamente nos resultados, tanto no aumento significativo das taxas de elucidação de homicídios (tentados e consumados), quanto na queda dos números de mortes violentas intencionais (MVIs)”, destacou Ferreira Júnior.

Alcino ressalta, ainda, que, nesse processo, muitos autores foram identificados, indiciados e colocados à disposição da Justiça, demonstrando a eficácia e o comprometimento da DHPP na luta contra o crime no Acre.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Iapen participa de encontro nacional sobre unidades prisionais

Marcio Nunes

Casa de autor das explosões na frente do STF é incendiada em SC

Raimundo Souza

PF faz operação contra abuso sexual infantil e cumpre mandado no Acre

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre realiza maior apreensão de drogas do ano: 177 quilos de cocaína

Jamile Romano

Direção da Polícia Civil acompanha preparativos para reabertura da Delegacia de Flagrantes em Rio Branco

Raimundo Souza

Polícia Civil do Acre captura suspeito de homicídio na zona rural de Tarauacá

Jamile Romano