23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Programa de Obesidade da Fundhacre retoma palestras em grupo com foco na educação pré e pós-cirúrgica

Atualizada em 23/07/2024 10:05

O Programa de Obesidade da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) retomou, na segunda-feira, 22, em Rio Branco, os encontros educativos com os pacientes do pré e pós-operatório da cirurgia bariátrica. Mais de 120 pessoas participaram da reunião, no auditório do Centro Universitário Uninorte.

O programa, que agora conta com o apoio estratégico da Uninorte, estabeleceu um calendário regular de palestras, reuniões e grupos de apoio para aqueles em preparação para a cirurgia. Além disso, a Fundhacre garantiu os insumos para cirurgia bariátrica até o primeiro semestre de 2025.

Coordenador do Programa de Obesidade, o enfermeiro Warcron Neves explica que a parte educativa é tão importante quanto o atendimento profissional individual, pois os pacientes podem tirar dúvidas que muitas vezes passam despercebidas durante as consultas, além de formar um grupo de apoio mútuo para facilitar todo o processo.

“Nosso programa é de nível terciário e atende os pacientes quando já passaram pela etapa da atenção básica e não conseguiram reduzir o peso. O objetivo é oferecer um suporte completo, envolvendo nutrição, psicologia, cardiologia e outros serviços, para garantir um bom preparo e um pós-operatório bem-sucedido a todos”, explicou.

Paloma Vitorino, médica do Programa de Obesidade, reforçou a importância da educação continuada para os pacientes. “As palestras abordam desde os cuidados pré-operatórios até as técnicas cirúrgicas e os cuidados pós-operatórios. Explicamos a importância de uma dieta saudável e a atividade física regular, oferecendo todo aquele preparo para levar mais saúde para essa população”, detalhou.

Atualmente, o Programa de Obesidade da Fundhacre acompanha 754 pacientes pré-operatórios e 342 pós-operatórios, com o objetivo de proporcionar uma vida mais saudável por meio da redução do peso. O serviço agora volta a realizar as reuniões em grupo duas vezes ao mês e atende pacientes obesos, ou com diabetes e outras comorbidades de difícil controle clínico.

Valdisa Mendes, de 47 anos, participa do programa desde 2021 e foi operada há quatro meses. De acordo com ela, sua qualidade de vida melhorou notavelmente: “Não sei mais o que é viver com dores, tomando remédios para cessá-las. As palestras em grupo também são uma parte muito importante do processo, principalmente para tirar dúvidas e trocar experiências”.

Já Elvis Chaves, de 41 anos, está na fase do pré-operatório. “É importante ouvir os que já passaram por isso e estão dando exemplo. É muito bom acompanhar essas palestras e ouvir os depoimentos dos colegas. Assim, sabemos mais sobre como proceder após a bariátrica”, disse o participante. “Estamos orgulhosos em contribuir com a Fundhacre, por meio do uso de nossos auditórios para as atividades educativas do programa. Essa colaboração, com certeza vai somar muito à sociedade acreana”, afirmou Juliano Cavalcante, pró-reitor acadêmico da Uninorte.Com uma abordagem educativa e multidisciplinar, o Programa de Obesidade da Fundhacre oferece aos participantes acompanhamento especializado e apoio profissional necessários para adotar e manter bons hábitos. Esse suporte é primordial não apenas para a realização da cirurgia bariátrica, mas também para promover uma qualidade de vida melhor.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Roberto Duarte pede CPI do Pé-de-Meia e impeachment de Lula

Jamile Romano

Polícia Militar segue com 2ª fase da Operação Papai Noel em todo o estado

Jamile Romano

Governo do Acre apresenta pautas prioritárias para integração com Pacífico em seminário da Promperu

Jamile Romano

Sesacre promove debate sobre saúde mental em ação da campanha Janeiro Branco

Marcio Nunes

Acre envia servidores da saúde para ajudar vítimas da tragédia climática no Rio Grande do Sul

Marcio Nunes

Ministério da Saúde esclarece informações falsas sobre compra de testes da Fiocruz

Jamile Romano