30.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 8 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Artigos do NarcisoColunistas

Lula/Bolsonaro

Atualizada em 23/07/2024 09:23

 Enquanto Bertolt Brecht sentenciou que “Miserável é o país que precisa de heróis”, por que nós os buscamos.

         No ano de 1929 os EUA passaram pela maior e mais grave crise de sua história, esta causada pela superprodução de sua indústria, pela falta de regulamentação de sua economia, pelo excesso de crédito e pela especulação de suas bolsas de valores. A explosão da crise se deu exatamente no dia 24 de outubro de 1929, dia que ficou conhecido como a “quinta-feira negra” porquanto milhares de investidores perderam toda a dinheirama que havia acumulado e investido na bolsa de Nova York.

         A época, dada a importância da economia americana e em praticamente todos os países do mundo, nos países da Europa, particularmente, as economias capitalistas, dentre elas: a do Canadá, a da Alemanha, a da França, a da Itália e a do Reino Unido, foram as mais prejudicadas e como conseqüência, os países da outrora União Soviética, em razão do seu regime socialista e bastante fechado em relação ao mercado externo foram os menos afetados.

       Outra desastrosa conseqüência da referida crise foram às ascensões dos regimes totalitários, entre eles: o nazismo e o fascismo. Os países em processo de industrialização, a exemplo dos países latino-americano, foram bastante prejudicados, isto porque, os produtos que exportavam eram quase todos derivados da nossa agroindústria. Na nossa pauta de exportação praticamente só contávamos com um produto, o café.

      Em janeiro de 1929 a saca do nosso café era vendida por 200 mil reis e em janeiro de 1930 a 21 mil reis, no decurso de apenas um ano, fazendo com que a nossa economia caminhasse rumo ao desastre, e o pior, como havia acontecido em diversos países europeus, que fôssemos governados por regimes autoritários, no nosso caso, a longa ditadura, 15 anos, do ditador Getúlio Vargas, ainda hoje lembrado como um dos nossos heróis.

       Em 1932 o democrata Franklin Delano Roosevelt se elege presidente dos EUA e estabelece um plano denominado de New Deal, este por sua vez, proposto pelo economista John Maynard Keines, no qual, o intervencionismo estatal na economia dos EUA foi estabelecido, portanto  contrariando os defensores do ainda celebrado liberalismo econômico.

       As concepções econômicas do New Deal, hoje conhecidas como kenesianismo, impulsionaram o que o hoje denominamos de “Estado do Bem-Estar Social” e o seu sucesso foi de tal ordem que o próprio presidente Franklin Delano Roosevelt veio se eleger em quatro eleições sucessivas, ou seja, em 1932, 1936, 1940 e 1944.

     Pelo que fez, Franklin Delano Roosevelt, merece sem lembrado como herói, notadamente, por encontra-se morto, enquanto nós, brasileiros, continuamos a esperar pelo heroísmo da dupla Lula/Bolsonaro.

Artigos Relacionados

Desastre anunciado

Jamile Romano

Empatia ilimitda

Jamile Romano

A Operação Rei do Crime rendeu várias prisões preventivas

Jamile Romano

Não ocorre apenas mudança no 1º escalão da Esplanada nos planos de Lula da Silva

Jamile Romano

Na TV Rio Branco, secretária de meio ambiente comemora redução de alerta de desmatamento e de focos de incêndios em 2023

Antonio Muniz

Sejamos solidários

Narciso Mendes