24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Segundo dia do 6° Festival Atsa Puyanawa é marcado por caminhada na floresta e consagração da medicina Ayahuasca

Um verdadeiro “banho de floresta” foi destaque no segundo dia de atividades do Festival Atsa Puyanawa, em Mâncio Lima. Nesta sexta-feira, 19, um grupo de turistas liderados por indígenas, participaram de uma caminhada na floresta, possibilitando uma conexão do homem com a natureza.

Caminhada na floresta proporciona grande contato com a natureza no Festival Atsa Puyanawa. Foto: Marcos Santos/ Secom

Cerca de 30 pessoas participaram da vivência na floresta que durou cerca de seis horas. Durante a caminhada, histórias tradicionais foram contadas, cânticos entoados, houve a consagração da medicina da Ayahuasca e foi servido um almoço tradicional com peixe assado na folha da bananeira, farinha e macaxeira.

Peixe assado na folha da bananeira, farinha e macaxeira é um prato tradicional servido na comunidade. Foto: Marcos Santos/ Secom

O servidor público Devani Cavalcante de Lima, de 44 anos, que veio de São Paulo para participar pela primeira vez do festival, esteve na caminhada e expressou o momento vivenciado. “Uma experiência fantástica e eu só me arrependo de não ter vindo antes. Vou recomendar, pois é uma conexão que fazemos com as nossas raízes. Agora todo ano quando tiver estarei aqui”, disse.

Devani Cavalcante é secretário adjunto de cultura de Guarulhos, em São Paulo. Foto: Marcos Santos/ Secom

“Temos essa caminhada na floresta equivalente a aproximadamente dez quilômetros, onde tem atrativos importantes, uma conexão com a natureza. Esse momento representa uma homenagem a nossa ancestralidade, onde estamos praticando nossa cultura e tradição dentro também da espiritualidade”, disse o líder indígena José Luiz Puyanawa, o Puwe.

Líder Indígena Puwe frente ao cipó da Ayahuasca. Foto: Marcos Santos/ Secom

O 6° Festival Atsa Puyanawa iniciou-se na última quinta-feira, 18, na Terra Indígena Puyanawa e estende-se até terça-feira, 23. É uma realização da Associação Agroextrativista Puyanawa do Barão e do Ipiranga (AAPBI) e conta com o apoio governo do Estado, por meio das secretarias de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), dos Povos Indígenas (Sepi) e de Comunicação (Secom).

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo reforça sinalização na AC-40 para reforçar segurança dos alunos da Zuleide Pereira de Souza

Jamile Romano

Mais de 200 mil pessoas participam de homenagem ao papa Francisco

Raimundo Souza

IRPF 2024: mais de 700 devem receber lote residual no AC; consulta abre nesta quinta-feira (24)

Jamile Romano

Acre recebe reforço com chegada de cinco médicos especialistas pelo programa federal

Kevin Souza

Deputado Eduardo Ribeiro viabiliza lei que possibilita pagar fiança usando Pix

Jamile Romano

Suspeito de matar advogada Juliana Chaar é preso em Rio Branco e será transferido para presídio

Jamile Romano