23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Moradores afetados pela cheia em Rio Branco começam a sacar o FGTS calamidade

Publicado em 17/07/2024

Os moradores afetados pela cheia do Rio Acre e igarapés em Rio Branco começaram a sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) calamidade. A solicitação é feita totalmente pelo aplicativo da Caixa Econômica Federal.

Contexto: O Rio Acre ficou mais de uma semana acima dos 17 metros na capital chegando a alcançar a maior cota do ano, de 17,89 metros. Essa foi a segunda maior cheia da história, desde que a medição começou a ser feita, em 1971. A maior cota histórica já registrada é de 18,40 metros em 2015.

Em maio, a Caixa e a Defesa Civil de Rio Branco fizeram um mutirão de atendimento para ajudar os beneficiados a solicitar o recurso.

Cerca de 15 mil moradores afetados pela cheia histórica do Rio Acre e a enxurrada dos igarapés podem solicitar o saque FGTS para ajudar na reconstrução das casas e compra de bens perdidos na alagação na capital acreana.

Para conseguir o dinheiro, é preciso ter um saldo positivo no FGTS, comprovar que foi afetado pela enchente e não ter feito nenhuma movimentação nos últimos 12 meses no benefício. Os trabalhadores podem retirar o benefício até 22 de agosto.

Conforme a Defesa Civil de Rio Branco, a enchente deste ano atingiu mais de 70 mil pessoas na capital. A situação deixou muitas famílias em condições precárias e, para tentar amenizar o prejuízo, a prefeitura busca a liberação do FGTS.

 

[G1]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo avalia andamento das ações do Programa Progestão Acre

Redacao

Ministra das Mulheres se reúne com lideranças femininas no Acre para discutir enfrentamento ao feminicídio

Marcio Nunes

Ações transformadoras estão dando nova cara à cidade de Rio Branco e melhorando a vida da população

Marcio Nunes

Inmet emite alerta amarelo para chuvas intensas e ventos fortes no Acre

Kevin Souza

Governo do Acre nomeia novos servidores para Secretaria de Saúde

Jamile Romano

Interrupção de energia atinge regiões do Acre

Kevin Souza