35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Inscrições para programa “Meu Pai Tem Nome” estão abertas no site da Defensoria Pública do Acre

Publicado em 12/07/2024
A Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) iniciou nesta sexta-feira, 12, as inscrições para a terceira edição do programa nacional Meu Pai Tem Nome. O programa de iniciativa do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) é uma atuação conjunta das Defensorias Públicas estaduais, que será realizado no dia 17 de agosto, denominado Dia D da Defensoria.

Pessoas interessadas em participar do evento de reconhecimento de paternidade/maternidade da Defensoria Pública do Acre podem se inscrever gratuitamente até o dia 19 de julho, pelo link de inscrição (https://defensoria.ac.def.br/inscricoes/meuPaiTemNome ).

Em 2023, foram mais de 4 mil atendimentos no Brasil inteiro. O Dia D acontece presencialmente em Rio Branco, mas pessoas de todo estado podem se inscrever para participar de forma virtual, desde que estejam dispostas a realizar o acordo extrajudicial, ou seja, que as partes desejem alterar a certidão. No Acre, o programa é realizado com o apoio do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e Ministério Público do Acre (MPAC), realizando inclusive audiências em tempo real.

Conforme dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), quase 260 mil crianças nascidas no último ano não têm o nome do pai no registro civil. A região norte lidera o índice de pais ausentes. No Acre, Cruzeiro do Sul, Rio Branco e Tarauacá são as cidades de maior índice de pais ausentes. No período de 1º de janeiro de 2023 a 10 de julho de 2024, foram registrados 2.753 pais ausentes na certidão em todo estado.

Meu Pai Tem Nome

O programa oferece assistência jurídica gratuita para garantir o direito ao reconhecimento de paternidade ou maternidade para crianças, adolescentes, jovens, adultos e pessoas idosas. O objetivo principal é assegurar que todas e todos tenham pai e mãe, sejam biológicos ou socioafetivos, registrados em sua certidão de nascimento/casamento, promovendo o reconhecimento legal e afetivo dessa relação.

[Assessoria]
Compartilhe:

Artigos Relacionados

Bocalom recebe doação de 48 M³ de madeira para o programa 1.001 Dignidades

Marcio Nunes

Governo do Acre publica resultado preliminar dos testes físicos e de habilidades do processo seletivo de brigadistas comunitários

Jamile Romano

Estado e Acisa vão levar educação financeira a escolas da rede pública

Jamile Romano

Procuradoria-Geral inicia campanha para regularizar débitos de IPVA vencidos em 2020

Marcio Nunes

Justiça estabelece que sala para atender pacientes críticos deve ser instalada no Bujari em 90 dias

Jamile Romano

No Dia Nacional da Educação Ambiental, governo investe na sensibilização da sociedade para preservar meio ambiente

Jamile Romano