23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
GeralMundo

Massoud Pezeshkian é eleito presidente do Irã

Publicado em 06/07/2024
Masoud Pezeshkian Foto: EFE/EPA/STR

O reformista Masoud Pezeshkian venceu o segundo turno das eleições presidenciais do Irã e será o próximo presidente do país, informou a Comissão Eleitoral Iraniana.

Pezeshkian, cirurgião cardíaco de 69 anos, obteve 53,6% dos votos contra Saeed Jalili com 44,3%, em uma eleição que teve participação de 49,9% com 30.573.931 votos.

– Desta forma, o senhor Masoud Pezeshkian é o vencedor das décimas quartas eleições presidenciais da República Islâmica do Irã – anunciou o porta-voz da Comissão Eleitoral iraniana, Mohsen Eslami.

A declaração ocorreu durante uma entrevista coletiva.

O antigo ministro da Saúde e parlamentar tornou-se o nono presidente da história da República Islâmica do Irã e sucederá ao ultraconservador Ebrahim Raisi, falecido em um acidente de helicóptero em maio.

O presidente eleito do Irã era um político pouco conhecido no início da campanha, mas ganhou popularidade com uma mensagem de moderação, aproximação com o Ocidente e críticas ao véu.

Ele conseguiu unir o voto de descontentamento com as políticas de Raisi, sob cujo governo aumentou a repressão social e política, enquanto sua campanha alimentou o medo de Jalili, um ultraconservador com reputação de “intransigente”.

Pezeshkian se tornará o primeiro presidente reformista, um grupo político que busca alguma abertura, em anos no país, em um momento de fortes tensões regionais devido à guerra em Gaza, mas também dentro do Irã por conta de políticas como a imposição do véu e da falta de liberdades.

O presidente iraniano tem poder de decisão sobre questões nacionais e, em menor grau, sobre a política externa e de segurança, onde o líder supremo, Ali Khamenei, atua como chefe de Estado com vastos poderes.

A participação dos 61 milhões de iranianos chamados às urnas também esteve em jogo nas eleições e 49,8% do eleitorado votou, o que representa uma melhoria em comparação aos 39,9% no primeiro turno.

Esses 39,9% representaram o recorde de abstenção na história da República Islâmica do Irã, que sempre deu grande importância à participação como prova de apoio e legitimidade popular.

Fonte: Pleno News/*EFE

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Os bastidores da entrega de Mounjaro de Beto Louco para Alcolumbre

Raimundo Souza

Segunda-feira quente e ventilada, com possibilidade de pancadas fortes de chuva no Acre

Kevin Souza

Sema se reúne com órgãos ligados à agenda ambiental com foco em mitigar impactos da seca aos povos e comunidades tradicionais

Raimundo Souza

Empresa doa tijolos para ajudar na construção da casa de menino que vive em barraco no Acre

Kevin Souza

Polícia Civil captura foragido da Justiça no Segundo Distrito de Rio Branco

Kevin Souza

Audiência Pública debate desafios dos motociclistas no Acre

Marcio Nunes