24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

DPE/AC garante gratuidade na retificação de prenome de pessoa trans pela primeira vez no Vale do Juruá

A Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), representada pela defensora pública Cláudia Aguirre, obteve êxito em ação extrajudicial que garantiu a gratuidade na retificação de prenome e gênero da assistida Hillary Ferreira, que é a primeira mulher trans a ter acesso a esse direito no Vale do Juruá, por intermédio da Defensoria Pública.
O processo de alteração do registro civil de pessoas trans foi simplificado em 2018, com o Provimento 73/2018 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), permitindo que pessoas trans retifiquem o prenome e gênero através de um processo administrativo diretamente no cartório. Apesar disso, devido às taxas para emissão dos documentos necessários para dar início ao processo extrajudicial, pessoas trans em situação de vulnerabilidade social com frequência ficaram impossibilitadas de acessar esse direito, é o caso da assistida Hillary Ferreira.

Os direitos das pessoas LGBT têm sido invisibilizados ao longo dos anos e cada avanço conquistado é pautado em um intenso trabalho de luta e resistência por parte da comunidade. A defensora Cláudia Aguirre salientou a importância dessa ação que é um marco para as pessoas trans da região. “Nossa expectativa é que mais pessoas trans procurem os serviços defensoriais para retificar seu prenome e gênero com gratuidade. É importante frisar que essa atribuição faz parte dos direitos humanos e que a Defensoria está à disposição para auxiliar da melhor forma possível nessas causas”.

[Assessoria]
Compartilhe:

Artigos Relacionados

Tarauacá: MPAC recomenda que o Município adote medidas de prevenção e combate à dengue

Jamile Romano

Prefeito de Rio Branco sanciona lei que cria protocolo de prevenção à violência contra mulher em estabelecimentos

Jamile Romano

Feira natalina de economia solidária permanece no Horto Florestal até 31 de dezembro

Jamile Romano

A dengue progride e o Acre mantém-se entre os estados brasileiros em 2025 com a maior prevalência da enfermidade

Raimundo Souza

Governador Gladson Cameli assina ordem de serviço para construção de 250 novas unidades habitacionais da Cidade do Povo

Jamile Romano

Samu reforça a estrutura de saúde disponível no Carnaval da Família

Raimundo Souza