23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Mais de 75% dos bebês receberam a vacina BCG em seis meses no Acre

Atualizada em 04/07/2024 09:07

Nos seis primeiros meses de 2024 no Acre, 75,43% dos recém-nascidos já receberam a vacina BCG, que previne contra as formas mais graves da tuberculose, como a tuberculose miliar e a meningite tuberculosa.

De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, o número se aproxima do índice preliminar de todo o ano de 2023, quando 79,1% das crianças menores de um ano foram vacinadas.

Ministério da Saúde recomenda que a dose seja aplicada o mais precocemente possível logo após o nascimento em bebês com mais de dois quilos. Caso não seja possível administrar ainda na maternidade, a vacinação deve ocorrer na primeira ida à Unidade Básica de Saúde (UBS).

Depois da aplicação, a reação começa com uma mancha vermelha que evolui para uma pequena ferida e, por fim, a famosa cicatriz no braço direito, que a maioria das pessoas desenvolve.

A vacina BCG é a porta de entrada para o calendário de vacinação das crianças, segundo Eder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

“Desde o início de 2023, uma série de ações vem sendo realizadas para reforçar a cultura de vacinação no país, com destaque para a estratégia de microplanejamento, recomendada pela OMS, que consiste em diversas atividades com foco na realidade local de cada estado e município”, destaca.

A Organização Mundial da Saúde estima que, nos países onde a tuberculose é frequente e a vacina integra o programa de vacinação infantil, mais de 40 mil casos anuais de meningite tuberculosa são evitados. Além das crianças, a vacina é indicada para quem convive com pessoas diagnosticadas com hanseníase e estrangeiros menos de cinco anos que estejam de mudança para o Brasil e não foram imunizados.

Artigos Relacionados

Servidores administrativos da Secretaria de Obras participam de visitas guiadas à construção da nova maternidade

Jamile Romano

A Eficácia de congelar Tarifas de ônibus: O Caso de Rio Branco

Raimundo Souza

Governador visita a Fundhacre e anuncia novo concurso público para a Saúde

Marcio Nunes

Ente Público deve indenizar vítima de acidente causado por servidores em operação policial

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco contém princípio de incêndio no Aterro de Inertes

Jamile Romano

Com prolongamento dos efeitos do El Niño, Estado adota medidas para mitigar impactos da seca

Raimundo Souza