22.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Acre publica novos prazos para emissão da carteira de identidade

Publicado em 02/07/2024

Na edição do Diário Oficial desta terça-feira ,2, o governador Gladson Cameli decretou os novos prazos para quem pretende emitir o novo modelo da carteira de identidade de forma gratuita.

O estado do Acre foi o primeiro do país a iniciar a emissão do documento, em agosto de 2022, e tem a segunda maior cobertura de CIN da região Norte.

O prazo para a população trocar seus documentos vai até 2032. Com o novo cronograma publicado nesta terça 2, quem emitiu o documento de 1920 a 2002 já está isento de emitir o novo modelo.

O novo modelo de identidade é emitido na Organização em Centros de Atendimento (OCA). O valor para a segunda via em papel é de R$ 106,60. Já a de policarbonato tem o valor de R$ 195,00.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

A presidente do CRM-AC está sob investigação do TCE por acumular vínculos profissionais

Raimundo Souza

TJAC divulga gabarito preliminar da prova para o cargo de Analista Judiciário

Jamile Romano

Semulher oferta 2° curso livre de corte e costura para mulheres da comunidade

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco e Igreja Batista Moriá promovem ação social no bairro João Eduardo

Marcio Nunes

Confira as seções eleitorais e os horários de votação dos candidatos à Prefeitura de Rio Branco.

Raimundo Souza

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, deu início nesta segunda-feira, 7 de julho, à “Operação Semana Zero”, que marca o início das ações estratégicas de abastecimento emergencial de água potável nas comunidades rurais mais afetadas pela seca. De acordo com o tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil, esta é a primeira fase da chamada “Operação Estiagem”, que ocorre anualmente durante o período mais crítico de seca no município – entre julho e dezembro. “A Semana Zero funciona como uma fase de testes e ajustes. Durante esta semana inicial, abastecemos as comunidades e identificamos os pontos de melhoria. Assim, nas visitas seguintes, conseguimos atender com mais precisão e eficiência”, explicou. O objetivo da operação é minimizar os impactos da estiagem e evitar o consumo de água imprópria, prevenindo o surgimento de doenças. A ação segue orientação direta do prefeito Tião Bocalom, que determinou o início antecipado da operação este ano, tendo em vista o agravamento da seca no trimestre julho-setembro. A Defesa Civil atenderá aproximadamente 42 comunidades rurais que não possuem acesso à rede regular de abastecimento. Segundo Falcão, o trabalho atinge entre 5 a 6 mil famílias, o que representa um total de 25 a 30 mil pessoas diretamente beneficiadas. “Ampliamos significativamente a abrangência da operação desde 2018. No início da primeira gestão do prefeito Bocalom, o número de comunidades atendidas era bem menor. Hoje conseguimos atender muito mais localidades e com mais frequência, graças ao comprometimento da atual gestão”, destacou o coordenador. Líder comunitário do bairro Jardim Panorama, Armando Santos reconheceu a importância da ação. “Essa iniciativa da Prefeitura de Rio Branco é essencial. A água é uma necessidade básica e o apoio da Defesa Civil tem feito a diferença na vida da nossa comunidade”, afirmou. A operação segue até meados de dezembro, garantindo o abastecimento contínuo e a segurança hídrica das famílias durante todo o período de estiagem.

Jamile Romano