25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Aberta campanha em alusão ao Dia Mundial de Combate à AIDS

O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, realizado em 1° de dezembro, busca reforçar o combate contra o vírus HIV, por meio da informação e sensibilização da população. Devido a sua importância, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou um dia D no Calçadão do Terminal Urbano.

Durante o Dezembro Vermelho, serão realizadas diversas ações voltadas para as orientações acerca da prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada, é causada pelo vírus HIV. A AIDS é o estágio mais avançado da infecção, que ataca o sistema imunológico.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Sheila Andrade, essa iniciativa vem mostrar à população o que tem sido ofertado pela gestão em relação às infecções sexualmente transmissíveis (IST), para que fiquem sabendo que existem métodos de prevenção e tratamentos.

“Estou super feliz porque é uma determinação do nosso prefeito Tião Bocalom que todos os secretários saiam das quatro paredes… E lá vai uma dica, para você que foi acometido por uma alguma IST, não se apavore, não é o fim do mundo, porque através do Ministério da Saúde, nós temos todos os medicamentos, bem como o tratamento psicológico. Então está tudo dentro da rede do município para te acolher, para que você tenha uma vida normal e prolongada”.

Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 2007 e junho de 2023, foram notificados mais de 400.000 mil casos de infecção pelo HIV no Brasil. A maior incidência é entre homens na faixa etária entre 25 e 39 anos.

A novidade deste ano são os medicamentos disponíveis na rede pública que somam aos métodos de prevenção. A PEP é o uso de medicamento anti-HIV em caráter de urgência, após uma situação de risco, por somente 28 dias. Já a PrEP é o uso programado, ou seja, a pessoa começa a tomar antes da próxima exposição e toma por um tempo indefinido que depende de vários fatores, como explicou a coordenadora da área técnica de IST da Semsa, Francisca Ribeiro.

“É um medicamento de uso contínuo, ele pode usar com bebida alcoólica, não tem problema nenhum, é um compromisso por dia e ele pode ter relação sexual ou qualquer outra coisa sem o uso do preservativo. Mas, ressaltando que este meio de prevenção, só previne o HIV. Outras doenças como sífilis, hepatites, as gonorreias e outras infecções transmitidas através do sexo, ele não previne”.

Além da campanha de conscientização, também foram ofertados serviços como testes rápidos, distribuição e orientações sobre o autoteste do HIV, aferição de pressão arterial, glicemia capilar e vacinas.

“Bom, isso é muito importante porque às vezes não conseguimos ir tomar a vacina no posto de saúde e ao passarmos aqui podemos tomar. Muito importante e bonita essa ação, eu gostei”, disse a aposentada Gleice da Cunha.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre encaminha à Aleac projetos de lei que garantem investimentos em tecnologia e sustentabilidade

Redacao

Bocalom visita Assis Brasil em seu aniversário de 49 anos e reforça compromisso com solução para resíduos sólidos

Marcio Nunes

Semulher realiza ação de panfletagem em frente ao Palácio Rio Branco

Marcio Nunes

Segurança Pública discute ações estratégicas em Assis Brasil

Redacao

Em Brasília, Bocalom busca recursos para projetos estratégicos para a capital

Marcio Nunes

Petecão propõe debate sobre transição para energias limpas no transporte marítimo

Marcio Nunes