23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Mailza Assis representa o Acre em debate sobre desenvolvimento da Amazônia

Publicado em 24/06/2024

A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, representou o estado na 27ª reunião ordinária do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Condel-Sudam), em Belém, no Pará, nesta segunda-feira, 24. Composto por governadores da Amazônia, representantes da classe empresarial e da classe dos trabalhadores, pelo presidente do Banco da Amazônia e pela Frente Nacional dos Prefeitos, o conselho acompanha e avalia a execução dos planos dos programas regionais da Amazônia.

Durante a reunião, foi apresentado o Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA) 2024-2027. O superintendente da Sudam, Paulo Rocha, chamou a atenção para os produtos amazônicos que são considerados grandes potenciais de mercado e que fazem parte de uma política de desenvolvimento econômico que mantem a floresta viva.

“A gente precisa valorizar o nosso açaí, por exemplo. As nossas universidades aqui no Pará estão fazendo estudos fantásticos e desenvolvendo diversos produtos a partir do açaí, como o vinho, que tem um grande potencial mercadológico e que é muito rico aqui na nossa região. Precisamos atrair a atenção dos investidores para isso”, frisou.

A vice-governadora destacou os avanços das políticas ambientais do Acre que levam o estado a conseguir uma posição que facilita o acesso a financiamentos. “Em 2023, registramos uma redução de 28% no desmatamento, em relação a 2022, a maior queda na taxa de desmatamento desde 2019. Este é apenas um dos dados que nos posiciona como um estado que desenvolve bem suas políticas ambientais e que, portanto, apresenta condições adequadas para receber investimentos”, disse.

As proposições votadas foram aprovadas por unanimidade, inclusive o PRDA. Cabe ao conselho seguir acompanhando os projetos que estão em andamento. Obras como a implantação e pavimentação da rodovia no Arco Metropolitano de Rio Branco, a Nova Maternidade de Rio Branco e a Regularização Fundiária Rural e Urbana são uns dos principais projetos que o Acre apresentou no âmbito do PRDA.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Estado busca apoio do governo federal para fortalecer a agricultura do Acre

Marcio Nunes

Acre participa do último encontro do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil de 2024, em Brasília

Jamile Romano

Estado promove 2ª edição da qualificação da assistência primária ao câncer infanto-juvenil

Marcio Nunes

Programas e incentivos na Educação contribuem para aumento na taxa de alfabetização no Acre

Raimundo Souza

Cheia do Rio Acre provoca atraso no calendário escolar da capital e empurra fim do ano letivo para 2026

Kevin Souza

Corpo do jornalista Douglas Richer é velado em Rio Branco e segue para sepultamento em Sena Madureira

Jamile Romano