28.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Unidade gestora do Programa REM Acre apresenta plano de investimento aos membros da governança e do poder público

Publicado em 15/06/2024

Representantes da sociedade civil e do poder público participaram da 2ª reunião ordinária da Comissão Estadual de Validação e Acompanhamento (Ceva) do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa) realizada na tarde desta sexta-feira, 14, no formato online.

A reunião conduzida pela coordenadora da Ceva, Daniela Dias, da ONG SOS Amazônia, sob a coordenação técnica do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), tratou sobre a apresentação da proposta do plano de investimentos para conclusão da segunda fase do Programa REM Acre (2024/2026).

Inicialmente, a coordenadora da unidade gestora do programa na Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Marta Azevedo, apresentou um detalhamento das ações já realizadas pelas subexecutoras e uma análise atual da execução.

Marta Azevedo, coordenadora do Programa REM Acre, apresentou o plano de investimento aos membros da governança. Foto: reprodução

Em seguida, a gestora apresentou a proposta e o resumo da repartição de benefícios relativo às últimas duas parcelas do desembolso no valor aproximado de R$ 59 milhões (valor sujeito a variação cambial), conforme previsto no contrato de cooperação com a Alemanha e o Reino Unido.

Marta Azevedo apresentou ainda os desafios a serem alcançados para o cumprimento das metas de redução dos Gases de Efeito Estufa (GEE) oriundos do desmatamento estipulada em 5,2 milhões de toneladas de Dióxido de Carbono (CO2), equivalente a uma área de 330 km² por ano.

Ceva é composta por cinco representantes da sociedade civil organizada e outros cinco do poder público. Foto: reprodução

A proposta do plano de investimento debatido com os membros da governança prevê uma série de compromissos a serem cumpridos pelas secretarias e autarquias governamentais,  responsáveis pela execução de projetos  que beneficiam os territórios indígenas, a produção familiar, extrativistas, pecuária diversificada e ações voltadas para o fortalecimento das instâncias de governança, comunicação, transparência e metas para Redução do Desmatamento e Degradação florestal (REDD+).

Desde o início da pandemia (2020), a execução do programa sofreu alguns prejuízos, que desaceleram o cumprimento das metas previstas, enquanto outras precisaram passar por revisão e adequação, após o período pandêmico.

O objetivo da proposta é tornar as ações mais eficazes para melhor execução e o alcance das metas pactuadas desde 2012, quando o governo do Acre celebrou a cooperação internacional com a Alemanha, por meio do Banco KfW, para execução do primeiro programa de REDD+ Jurisdicional, o REM Acre.

Acompanhado de sua equipe técnica, presidente do IMC, Leonardo Carvalho, participou reunião da governança do Sisa. Foto: reprodução

Saiba mais

Criado pela Lei Estadual nº 2.308/2010, o Sisa é uma política pública ambiental adotada pelo Estado, que reúne estratégias e instrumentos que beneficiam quem produz com sustentabilidade e conserva o meio ambiente.

As ações do Sisa são guiadas pela transparência, participação social e compromisso técnico científico, exercidos por meio da Ceva, Câmara Temática Indígena e de Mulheres (CTI e CTM) e o Comitê Científico, ambos sob a coordenação técnica do IMC.

Foi a política do Sisa que possibilitou a cooperação entre o Acre e a Alemanha para implementação do REM (na tradução: REDD+ para pioneiros). A iniciativa reúne uma série de projetos voltados para conservação das florestas e melhoria de vida de milhares de produtores rurais, ribeirinhos, extrativistas e indígenas.

Coordenadora do Programa REM Acre, Marta Azevedo, apresentou os principais desafios para o cumprimento das metas de redução do desmatamento. Foto: reprodução

O REM é uma iniciativa da Alemanha, por meio do Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha (BMZ) e do Banco KfW.  Na segunda fase conta também com apoio financeiro do Reino Unido, por meio do Departamento de Segurança Energética e Net Zero do Reino Unido (DESNZ).

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Advogado diz que fará “defesa verdadeira” e que Bolsonaro não está bem

Kevin Souza

Histórias que a Educação do Acre ajudou a escrever em 2024

Jamile Romano

Com foco no uso consciente da água, Imac realiza palestra em escola de Rio Branco

Raimundo Souza

Acre celebra Dia da Amazônia com avanços que unem preservação e desenvolvimento sustentável

Redacao

Hoje (2) Celebração do dia de finados no Cemitério Morada da Paz

Raimundo Souza

Feriadão: veja o que abre e fecha nesse feriado da Semana Santa e Tiradentes em Rio Branco

Jamile Romano