24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governador do Acre decreta situação de emergência por conta da falta de chuvas e seca extrema

Atualizada em 11/06/2024 08:48

O governador Gladson Cameli, decretou na edição do Diário Oficial do Acre desta terça-feira (11), situação de emergência ambiental em decorrência da redução dos índices de chuvas e dos cursos hídricos, prejuízos sociais e econômicos, e riscos de incêndios florestais em todos os municípios do estado.

Segundo o decreto, o governo levou em consideração uma nota técnica apresentada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

Segundo o texto, a previsão para os próximos meses é de uma tendência de redução da precipitação de chuvas, com o aumento de temperaturas e a queda do percentual da umidade relativa do ar.

Nele o governo ainda apresenta os dados mapeados pela equipe técnica do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental, que apontam que os rios do Estado tendem a apresentar cotas mínimas inferiores às cotas baixas de alerta e alerta máximo nos próximos meses.

O decreta também destaca ainda uma série de prejuízos que o Estado deverá enfrentar com a seca extrema prevista para 2024. Entre elas, a dificuldade relacionada às atividades de navegação e transporte de alimentos e pessoas e isolamento.

Artigos Relacionados

O Rio Acre avança rapidamente, se aproximando do nível de alerta, e a Defesa Civil intensifica as ações de prevenção contra inundações

Raimundo Souza

Detran divulga calendário de licenciamento anual de 2025

Jamile Romano

No Dia Mundial do Combate ao Câncer, Saúde do Acre reforça importância da prevenção e destaca avanços nos tratamentos

Marcio Nunes

Governador Gladson Cameli entrega plano emergencial para enfrentar mudanças climáticasa à ministra Marina Silva

Marcio Nunes

Riqueza natural do Acre destaca-se durante maior evento de moda da América Latina

Marcio Nunes

DPE/AC assina ordem de serviço para construção de unidade em Plácido de Castro

Jamile Romano