22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo implanta Sala Vermelha no Pronto Socorro de Rio Branco

Publicado em 08/06/2024

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) implantou na última semana a Sala Vermelha no Pronto Socorro de Rio Branco. O ambiente é destinado a estabilização de pacientes que entram na unidade hospitalar em estado grave.

Essa é uma nova estratégia para diminuir a permanência dos pacientes nos corredores do Pronto Socorro, e agilizar o atendimento aos usuários que necessitam da urgência e emergência.

Sala Vermelha é um local destinado para a estabilização de pacientes graves. Foto: Luan Martins/ Sesacre

“A sala vem com um modelo de implantação de cultura, que já funciona em grandes centros e que tem a ideia de deixar a semi-intensiva como uma retaguarda para os pacientes graves que aguardam leito de UTI”, ressaltou o secretário de Saúde, Pedro Pascoal.

As adequações no sistema de média e alta complexidade são realizadas regularmente, pois trata-se de um serviço que não é estático; as mudanças acontecem rapidamente e decisões precisam ser tomadas também de imediato.

Essa é uma nova estratégia para diminuir a permanência dos pacientes nos corredores do Pronto-Socorro. Foto: Luan Martins/ Sesacre

Além disso, o Pronto-Socorro de Rio Branco também recebe uma alta demanda de casos não graves, que podem ser assistidos pela atenção básica (postos de saúde) e unidades de pronto atendimento (UPAs).


Novo fluxo

A sala Vermelha adentrará na unidade o paciente que se encontra em um nível crítico de doença, inicialmente a sala priorizará atendimentos clínicos, com intenção de expandir o atendimento para emergências traumáticas e pediátricas, que precisa ser estabilizado e levantado hipótese diagnóstica para dar o fluxo correto, sem a necessidade de parada em outros pontos de assistência.

Com a capacidade para quatro pacientes de forma imediata e simultânea, a sala conta com uma equipe de dois médicos, um enfermeiro, um fisioterapeuta e três técnicos de enfermagem, sendo que no período noturno o número de enfermeiros dobra. O tempo de permanencia do usuário dentro do local é estimado entre 30 minutos e 4 horas.

A enfermeira Nágila Veloso, atua na Sala Vermelha do Pronto-Socorro de Rio Branco. Foto: Luan Martins/Sesacre

Para a enfermeira Nágila Veloso, o ambiente traz mais organização para o atendimento no hospital. “Aqui nós recebemos o paciente, damos os primeiros atendimentos estabilizando-o, e daqui ele é encaminhado para os outros setores como a UCI [unidade de cuidados intensivos], que funciona como um suporte para a Sala Vermelha, e lá o paciente terá continuidade no seu tratamento”, explicou.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre anuncia antecipação do pagamento de salários a mais de 54 mil servidores

Jamile Romano

Planalto e militância petista organizam atos para 8/1 em Brasília

Raimundo Souza

Governo do Acre entrega novas máquinas agrícolas para fortalecimento da agricultura familiar

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco alerta sobre aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Jamile Romano

Acre ocupa 2º lugar em ranking de criação de empregos por micro e pequenas empresas em junho

Jamile Romano

Acre tem terça-feira ensolarada e segue sem previsão de chuvas

Jamile Romano