23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Em uma ação integrada, forças de segurança realizam operação na Unidade Penitenciária Manoel Neri

Atualizada em 07/06/2024 08:22

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), em parceria com o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) e a Polícia Militar, realizou nesta quinta-feira, 6, uma operação na Unidade Penitenciária Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul.O principal objetivo da operação foi coibir a ação de organizações criminosas e apreender ilícitos que poderiam estar no Complexo Penitenciário. Durante a ação, os apenados foram retirados das celas e submetidos a revistas. Além disso, os espaços físicos da prisão também foram cuidadosamente revistados.

De acordo o presidente do Iapen, Marcos Frank Costa, a operação em Cruzeiro do Sul é a continuidade das ações já realizadas na capital. “Nós sempre tentamos trabalhar com uma cooperação entre as instituições. Cremos que essa forma de trabalho traz maiores resultados e melhora a eficácia”, destacou.

Um efetivo de 95 policiais atuou na operação. Entre eles, além de militares da Polícia Penal e suas determinadas forças especializadas: Grupo de Operações Especiais (GPOE) e Divisão do Serviço de Operações e Escolta (DSOE), esteve presente a inteligência da Sejusp, o 6º Batalhão da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul, a Ronda Ostensiva Tática Metropolitana (Rotam), o Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro), Canil, Choque e Polícia Civil.“Essa foi uma operação integrada entre as forças de segurança e tivemos apoio massivo das polícias Militar e Civil, e da Sejusp. Eu considero essa uma ação importantíssima no Presídio Manoel Neri. Tivemos um bom êxito nessa missão. Quem comanda dentro dos presídios do estado do Acre são as forças de segurança, é a Polícia Penal”, frisou Elves Barros, diretor da Penitenciária Manoel Neri.

Para ajudar nas vistorias, foram utilizados dois cães farejadores, um deles para detecção de drogas e o outro para detecção de celulares. “Isso foi fundamental. Os nossos cães foram cruciais para o sucesso dessa operação. O intuito foi dar apoio na busca de material ilícito”, disse o 1º tenente Cledson Oliveira, comandante da Coordenação de Planejamento Estratégico (CPE) do 6º BPM.

Os cães farejadores são treinados para encontrar entorpecentes e até materiais eletrônicos, por meio de um olfato extremamente aguçado e um rigoroso treinamento.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Vice-governadora Mailza Assis: “Rio Branco, 142 anos de história e orgulho para os acreanos”

Raimundo Souza

Força Nacional chega ao Acre para atuar no combate às queimadas

Jamile Romano

Estado abre inscrições para o campeonato feminino de futsal

Jamile Romano

Fundhacre realizou mais dois transplantes de córnea neste final de semana

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco implanta projeto “Adote uma Praça”

Raimundo Souza

Rio Branco se prepara para o Carnaval da Família

Jamile Romano