31.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 9 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Baixo nível do Rio Acre acende alerta sobre possível novo evento climático extremo em menos de 1 ano

Atualizada em 31/05/2024 09:56

Pouco mais de dois meses após o Rio Acre, em Rio Branco (AC)alcançar a segunda maior cota histórica e atingir mais de 70 mil pessoas com uma enchente devastadora, o manancial chegou a 2,52 metros em maio, menor marca para o mês nos últimos cinco anos. A situação alerta para a possibilidade de um período de seca que, segundo especialistas, pode se antecipar e se tornar cada vez mais frequente em um menor espaço de tempo.

👉 Contexto: Desde o início deste mês, o principal afluente do estado está abaixo de 4 metros e preocupa autoridades pela possibilidade de uma seca severa em 2024. Nesta quinta-feira (30), a Defesa Civil Municipal marcou 2,52 metros, mais de 15 metros abaixo do que foi registrado em 6 de março deste ano, quando o manancial alcançou 17,89 metros e se configurou como a maior enchente desde 2015 em Rio Branco.

Para entender o processo de mudança climática que afeta o principal rio do Acre, é preciso compreender os seguintes fatores:

  • Influência de sistemas climáticos, como o El Niño;
  • baixo índice de chuvas na região;
  • mudança no ciclo hidrológico, causado pela emissão de gases de efeito estufa.

Estes tópicos contribuem para o baixo índice de chuvas na região. A situação contrasta com a vivenciada no início do ano, quando o manancial transbordou, e o total de chuvas chegou a 438 milímetros. (Veja no gráfico abaixo como o nível do rio esteve em situações extremas diferentes em períodos próximos nos últimos 3 anos)

Como projeções deste fenômeno de seca, é possível que haja alto risco de desabastecimento na capital e até mesmo possibilidade de o Rio Acre “morrer”. Em setembro de 2023, foi decretada emergência em áreas que sofriam com a falta d’água, situação esta reconhecida pelo governo federal nos 22 municípios.

Artigos Relacionados

Comércio varejista acumula aumento de 6,2% no Acre e tem a quarta maior variação da Região Norte no acumulado do ano passado

Jamile Romano

Petecão e Ministros discutem ações emergenciais para municípios atingidos pelas cheias no Acre

Marcio Nunes

Esjud realiza curso “Desafios para a Prevenção e Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes: Análise E Perspectivas”

Jamile Romano

Inscrições para Sarau do Servidor em Rio Branco e Cruzeiro do Sul continuam abertas

Marcio Nunes

Com grande festa, governo do Acre e parceiros homenageiam trabalhadores do Vale do Juruá

Raimundo Souza

Data Control/ContilNet: Bocalom lidera pesquisa para o 2º turno com mais de 45%

Jamile Romano