23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Controladoria-Geral do Acre fortalece ouvidorias e promove participação social

Publicado em 29/05/2024

A Controladoria-Geral do Estado do Acre (CGE), por meio da Ouvidoria-Geral, finaliza nesta quarta-feira, 29, o ciclo de visitas a mais de 60 órgãos públicos do estado. A iniciativa teve como objetivo fortalecer e implementar as ouvidorias setoriais do estado, garantindo que todas as unidades da administração pública disponham de um canal eficiente para receber e atender as demandas dos cidadãos.

Foram abordados temas como adesão à plataforma Fala.BR, conclusão de pedidos de acesso à informação no sistema e-SIC, capacitações, pós-graduação em Ouvidoria Pública e alinhamento com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre o relatório de gestão anual da Ouvidoria.

Consolidando a voz da população acreana

As visitas da Ouvidoria-Geral proporcionaram um diagnóstico preciso da realidade das ouvidorias em cada órgão, mapeando as necessidades e desafios específicos de cada unidade. Por meio de um trabalho colaborativo com os servidores públicos responsáveis pelas ouvidorias, a equipe da Ouvidoria-Geral ofereceu orientação e acompanhamento, promovendo a implementação das melhores práticas na gestão desse serviço essencial.

“O fortalecimento das ouvidorias é fundamental para a construção de uma gestão pública mais transparente, eficiente e participativa. A pedido do Governador Gladson Cameli estamos trabalhando para fortalecer a participação social, a democracia e a gestão pública do estado”, destaca a controladora-geral, Mayara Bandeira.

Canais de comunicação mais acessíveis

As ouvidorias servem como pontes entre o Estado e a sociedade civil, permitindo que os cidadãos apresentem suas demandas, denunciem irregularidades e participem da construção de uma gestão pública mais justa e democrática. “As visitas da Ouvidoria-Geral foram um passo importante para fortalecer esse canal de comunicação e garantir que os direitos dos cidadãos sejam respeitados”, afirma a ouvidora-geral do Estado, Márcia Cristina Portela.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Pesquisa Quaest mostra Bocalom com 47%, e Marcus Alexandre com 36%

Marcio Nunes

Semulher promove ações de enfrentamento à violência contra a mulher em evento do Núcleo de Educação de Porto Acre

Raimundo Souza

MPAC discute criação de força-tarefa para intensificar fiscalização na fronteira com a Bolívia

Jamile Romano

Veículo de funerária aquaplana e capota na estrada do Aeroporto, em Rio Branco

Kevin Souza

Nos últimos seis anos, gestão de Gladson Cameli pagou mais de R$ 3 bilhões em dívidas de governos passados

Jamile Romano

De aproveitamento de resíduos sólidos a criação do monitor da sustentabilidade, mulheres impulsionam pesquisas para o desenvolvimento da Amazônia

Raimundo Souza