22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Artigos do NarcisoColunistas

Limitada, sim

Publicado em 27/05/2024

    Ó liberdade! Quantos crimes se cometem em teu nome”. Assim se expressou Madame Roland”.

               A caminho do cadafalso, no qual se encontrava instalada uma  guilhotina que deceparia o seu pescoço, uma das personagens da revolução francesa, Madame Roland, ainda teve tempo para produzir a expressão que encabeça este artigo.

E não seria para menos, afinal de contas, desde os primórdios da humanidade que a liberdade é sempre buscada, entretanto, na sua busca, bastante abusada, sobretudo, após os extraordinários avanços dos nossos meios de comunicação.

Se antes do rádio, da televisão e da internet as desinformações, no caso, as mentirosas, conseguiam dar várias voltas nos quarteirões onde as mesmas eram perversamente manipuladas, enquanto a verdade sequer havia se vestido, presentemente, as fake News conseguem dar inúmeras voltas e não apenas em alguns quarteirões, mas sim, ao redor do mundo.

Em razão disto a liberdade de expressão cada vez mais carece de regulamentações. Nada a ver com censura, a mais costumeira e esfarrapada justificava que os libertinos utilizam para dar vez e voz as suas desinformações, em especial, àquelas que agridem a honra, a privacidade e a imagem de pessoas inocentes, mas escolhidas, a dedo, para terem suas reputações assassinadas.

Não fosse às torrentes de fake News dirigidas pelos adversários do hoje ex-presidente Jair Bolsonaro a pecha de genocida não estaria tão grudada a sua imagem, e de igual forma, a de corrupto, a que os adversários do presidente Lula tanto lhes atribui.

Dito e havido como um dos maiores estadistas do mundo, e em todos os tempos, coube ao então presidente dos EUA, Abraham Lincoln, proferir a seguinte expressão: “aqueles que negam liberdade aos outros não a merecem para si mesmos”.

Lamentavelmente os libertinos não respeitam a liberdade dos outros, a exemplificar, os blogueiros que trabalham sob encomenda, sempre remunerados, mas sem nenhuma responsabilidade com as informações que sejam do interesse público. A nossa democracia precisa se ver livre desses rufiões, daqueles que confundem liberdade de expressão com liberdade para caluniar, difamar e injuriar.

Chega de fake News e da polarização Lula/Bolsonaro.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

 Parece que o STF não quer o peso da prisão de um ex-presidente da República

Jamile Romano

Os tucanos batem asas para não baterem bicos mais

Jamile Romano

Qual deva ser?

Narciso Mendes

Na crista da onda

Jamile Romano

Vitória maiúscula

Jamile Romano

A capital gaúcha viveu cenas de filmeapós tempestade com ventos de mais de 120 km/h

Leandro Mazzine