24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Com menino de 5 anos internado com pneumonia grave, família faz campanha para arrecadar recursos no AC

Atualizada em 24/05/2024 09:54

O menino Vinicius Melo Batista, de 5 anos, foi diagnosticado com pneumonia grave e luta pela sobrevivência no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre. A criança deve ser transferida para Rio Branco pelo Tratamento Fora do Domicílio (TFD) nesta quinta-feira (23).

Vinicius deu entrada no hospital no dia 1º de maio com um quadro de pneumonia grave, que afetou 100% dos pulmões. O pai do menino, o músico e servidor público, Ulisses Batista, disse que o quadro era para intubação, mas que ele não permitiu e o garoto ficou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Após dez dias, o menino teve um derrame na pleural do pulmão. “Ficamos acompanhando com raio-X, medicação, tomografia e no último exame foi detectado uma fibrose pulmonar com suspeita de necrose. Só tem um médico aqui no Acre que faz essa cirurgia, foram mandadas as imagens para o médico, mas preferiu avaliar ele pessoalmente. Estamos indo para Rio Branco”, contou o pai.

Cruzeiro do Sul enfrenta um surto de doenças respiratórias com a circulação de ao menos três vírus predominantes, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). O H1N1 é o mais frequente e tem causado um aumento no número de pacientes que procuram as unidades de saúde.

Entre segunda (20) e essa quarta-feira (22), duas crianças, uma de 2 anos e 10 meses e outra de 9 anos, morreram com pneumonia aguda em Cruzeiro do Sul. O g1 conversou com o pai de Isis Emanuelle da Silva Rodrigues, uma das vítimas fatais, ele contou que a doença evoluiu muito rápido.

No último dia 14, o governo estadual decretou situação de emergência em decorrência do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e da superlotação dos leitos de terapia intensiva. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e tem validade de 90 dias.

Cirurgia em Rio Branco

Ainda segundo o pai, a cirurgia é feita pelo Serviço Único de Saúde (SUS) e também pela rede particular, sai por R$ 84 mil. Por conta dos gastos na viagem, a família iniciou uma campanha para arrecadar recursos.

“Pode ser que o médico não opere ele e encaminhe para Porto Velho [RO]. Não sabemos ainda. Vamos para uma avaliação. Estamos pedindo ajuda para ir para Rio Branco e para uma possível cirurgia particular”, confirmou.

Nesta quinta, o músico disse que o filho teve uma piora com dores no tórax. “Aqui está um caos em relação à pneumonia. As crianças que morreram não estavam com o quadro tão grave como do Vinicius e, infelizmente, não resistiram”, lamentou.

[G1]

Artigos Relacionados

Procon marca presença na Expoacre 2024 reafirmando a proteção e a defesa dos consumidores

Raimundo Souza

Atraso em sistema informático paralisa saques do Fundo PIS/Pasep

Jamile Romano

Urgente: Morre Antônio Aquino Lopes, presidente da Federação de Futebol do Acre

Marcio Nunes

No Dia Nacional da Educação Ambiental, governo investe na sensibilização da sociedade para preservar meio ambiente

Jamile Romano

Prefeito de Rio Branco sanciona lei que cria protocolo de prevenção à violência contra mulher em estabelecimentos

Jamile Romano

Acre celebra mais R$ 1,8 bi de exportações nos últimos seis anos

Jamile Romano