30.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 8 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre teve redução de 66% nos casos de Covid-19 em um ano, aponta Sesacre

Atualizada em 21/05/2024 08:56

Cerca de 1.480 casos de Covid-19 foram registrados até o último dia 13 de maio, segundo dados do boletim da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) enviados ao g1. O número é 66% menor em comparação com o mesmo período do ano passado, quando tiveram 4.275 casos.

De acordo com o Boletim da Covid-19, 2.511 casos foram notificados neste período, porém 1.031 foram descartados. A maioria das ocorrências confirmadas está na faixa etária de 30 a 39 anos para o sexo feminino, e 40 a 49 anos para o sexo masculino, com uma maior proporção de casos no sexo feminino (61,2%) em 2024.

Em relação aos óbitos, em 2023 foram registradas 18 mortes. No ano de 2024, até a semana epidemiológica 19, que é a analisada, foram registrados 8 óbitos, o que representa uma diminuição de 55%.

A Sesacre orienta os doentes com sintomas leves a procurarem as Unidades de Referência em Atenção Primárias (Uraps) e os postos de saúde. Já para casos graves, onde há falta de ar e pressão desregulada, a orientação é procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O órgão também orienta a população a manter a vacinação em dia, sobretudo em menores de 5 anos, pessoas acima de 60 anos, bem como de pacientes imunodeprimidos, para que sejam evitados casos de síndromes respiratórias agudas graves. A vacina contra a Covid-19 é disponibilizada em todas as unidades de saúde dos municípios.

[G1]

Artigos Relacionados

Corrida do Fogo reúne mais de 750 atletas em Rio Branco Andreia Nobre Andreia Nobre 07 jul 2024 10:20

Raimundo Souza

Presidente da Aleac Nicolau Júnior destaca transparência e parceria entre os Poderes

Jamile Romano

Biguinho Sensação abre a programação de shows da Expoacre

Raimundo Souza

Veja o que abre e fecha durante a Semana Santa em Rio Branco

Jamile Romano

Sesacre, em parceria com Rede Alyne e Semsa, promove capacitação sobre saúde de crianças e mães para agentes comunitários

Marcio Nunes

Inscrições para a Corrida do Servidor se iniciam nesta terça-feira, 15

Jamile Romano