25.4 C
Rio Branco
segunda-feira, 22 de junho de 2026
O RIO BRANCO
AcrePolítica

Prefeitura de Rio Branco investe R$ 1,9 milhão na revitalização da ETA I para reforçar o abastecimento de água

Publicado em 18/06/2026

Foto: Assessoria

Por Alessandra Karoline

A Prefeitura de Rio Branco iniciou um pacote de investimentos de aproximadamente R$ 1,9 milhão voltado à modernização e revitalização da Estação de Tratamento de Água I (ETA I). A unidade é considerada estratégica para a segurança hídrica da capital acreana, sendo responsável pelo abastecimento de cerca de 40% da cidade. Na manhã desta quinta-feira (18), o prefeito Alysson Bestene realizou uma vistoria técnica no local para acompanhar o andamento das intervenções na estrutura de captação.

O aporte financeiro contempla melhorias estruturais na torre de captação e a instalação de novos maquinários. O objetivo central do plano é elevar a segurança operacional, facilitar o acesso das equipes técnicas para manutenções preventivas e, consequentemente, reduzir de forma drástica o risco de interrupções no fornecimento de água para a população.

Foto: Assessoria

Historicamente, a ETA I — uma das estruturas mais antigas da cidade — sofria com os impactos da ação natural do rio e o acúmulo estacional de balseiros e detritos, fatores que frequentemente comprometiam e paralisavam o sistema de captação de água bruta.

De acordo com o diretor-presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), Enoque Pereira, o projeto de engenharia prevê o isolamento gradativo da captação direta do leito do rio, transferindo o processo para a nova torre, que é estruturalmente mais segura.

Sistema de contingência: A unidade passará a operar com quatro novos equipamentos de bombeamento.

Manutenção sem pausas: Dois desses motores funcionarão em regime principal e dois permanecerão como reserva técnica. Essa configuração permitirá que, caso uma bomba apresente falhas, ela seja retirada para conserto sem a necessidade de paralisar o abastecimento do município.

Foto: Assessoria

“Essa estação não pode parar, porque representa boa parte do abastecimento da cidade. São 40% da população atendida por essa unidade. Esse investimento é justamente para revitalizar a torre, colocar equipamentos adequados, dar mais acessibilidade aos profissionais que fazem a manutenção e garantir segurança para que a água chegue à casa das pessoas”, enfatizou o prefeito Alysson Bestene durante a vistoria.

As obras executadas na ETA I integram um planejamento macro da administração municipal focado na infraestrutura de saneamento básico e distribuição hídrica.

Além da revitalização da usina central, o Saerb informou que frentes de trabalho paralelas estão em andamento em outras regiões de Rio Branco, com atenção especial para os bairros da “parte alta” da cidade, que historicamente enfrentam maior intermitência no serviço. Segundo o diretor do órgão, novos investimentos — previstos para ultrapassar a marca de R$ 3,5 milhões — devem ser anunciados nos próximos dias para a ampliação e reforço das redes de distribuição locais.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre se destaca no cenário nacional ao registrar a segunda maior alta no volume de vendas do comércio varejista em fevereiro

Governo do Acre realiza resgate urgente à vítima ferida por arma de fogo no Rio Juruá Mirim

Raimundo Souza

Estado do Acre conquista o 3º melhor Tempo no Ranking Nacional do Mapa de Empresas

Raimundo Souza

Socorro Neri agradece homenagem às professoras de primeira infância; “é mais que merecida”

Marcio Nunes

Com nova central logística, estande de tiro mais moderno do país e frota ampliada, Mailza anuncia R$ 33,7 milhões em investimentos para a segurança pública

Vitória Lopes

Santander lança o programa de Trainee 2026 e oferece salário de até R$ 9,2 mil

Kevin Souza