24.3 C
Rio Branco
terça-feira, 2 de junho de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Receita Federal apreende 4 mil peixes ornamentais na fronteira com o Peru; destino final era a China

Publicado em 02/06/2026

Foto: Assessoria

Por Redação

Em uma ação de combate aos crimes transfronteiriços, a Receita Federal apreendeu, nesta terça-feira (2), uma carga ilegal contendo aproximadamente 4 mil peixes ornamentais. A apreensão ocorreu durante uma fiscalização de rotina na Inspetoria da Receita Federal em Assis Brasil, município acreano localizado na fronteira estratégica entre o Brasil e o Peru.

Durante a abordagem a um veículo que tentava deixar o território nacional, os Auditores-Fiscais identificaram o transporte irregular dos animais. A carga estava dividida igualmente entre duas espécies nativas da região amazônica:

2.000 exemplares da espécie Apistogramma;

2.000 exemplares da espécie Anostomus.

Foto: Assessoria

De acordo com a Receita Federal, a retenção dos peixes foi motivada pela total ausência de documentação que comprovasse a origem legal dos animais, além da falta de licença obrigatória para exportação. Informações preliminares coletadas no momento da abordagem indicam que os peixes ornamentais seriam levados para o mercado ilegal na China.

O que diz a fiscalização: A ausência de guias de transporte e de autorizações ambientais configura crime de contrabando e descaminho, alimentando o tráfico internacional de fauna silvestre.

Diante dos fortes indícios de crime ambiental e contrabando, a Polícia Federal foi acionada imediatamente para assumir o caso. Três suspeitos que estavam no veículo foram detidos e conduzidos à delegacia para prestar esclarecimentos à autoridade policial.

Resumo da Ocorrência
Local da apreensão: Inspetoria da Receita Federal (Assis Brasil – AC)
Volume apreendido: 4.000 peixes ornamentais
Encaminhamento dos detidos: Polícia Federal
Destino dos animais: Ibama (Brasiléia – AC)

Os 4 mil peixes ornamentais foram resgatados e serão entregues aos cuidados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na sede do município vizinho de Brasiléia. O órgão ambiental ficará responsável pelo manejo adequado, triagem e posterior destinação dos espécimes.

Em nota, as autoridades destacaram que a atuação integrada entre a Receita Federal, a Polícia Federal e os órgãos ambientais é fundamental para sufocar as rotas do tráfico na Amazônia, reforçando o compromisso do Estado brasileiro na proteção da biodiversidade e na preservação dos recursos naturais.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Após 50 dias de buscas, polícia federal prende acreanos fugitivos de Mossoró

Jamile Romano

Nova lei que obriga empresas a justificarem paralisação de obras públicas é sancionada em Rio Branco

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco busca na Rondônia Rural Show soluções para fortalecer a agricultura local

Marcio Nunes

Governo promove projeto Cinema para Todos para migrantes e refugiados no Cine Teatro Recreio

Raimundo Souza

Empreendedor transforma influência digital em negócio com apoio do Sebrae

Jamile Romano

Polícia prende homem com moto roubada em Senador Guiomard

Kevin Souza