24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Artigos do NarcisoColunistas

8 de Janeiro

Atualizada em 09/01/2025 10:02

 No nosso país, o que aconteceu no dia 08/01/2023,   precisa ser lembrado, já que houve uma tentativa de golpe

           A nossa ruinosa e extremada polarização política continua fazendo da referida data, justamente àquela que deva ser relembrada e em prol da nossa democracia, até porque, as invasões das sedes dos nossos três poderes e as reações que advieram, já provaram e comprovaram que as referidas manifestações tiveram tudo a ver, com uma tentativa de golpe de Estado, ainda que, a maioria dos seus participantes sequer sabia da gravidade do crime que estavam cometendo. Portanto a eles, os chamados “paus mandados” suas irresponsabilidades carecem ser  ponderadas, assim como, as suas condenações.

           Em relação aos seus mandantes, reporto-me aos seus organizadores, influenciadores, financiadores e propagandistas, por terem ciência da gravidade do referido crime, anistiá-los seria um imerecido prêmio, diria até, um estímulo a outras tentativas golpistas, afinal de contas, no nosso país, várias tentativas já ocorreram, e para nossa infelicidade, algumas se tornaram realidade. A lembrar, a proclamação da nossa própria República, já que a mesma resultou de um deles.

                    É neste particular, embora a minha pouca ou nenhum influência venha produzir algum efeito que volto a ponderar as punibilidades dos milhares de “paus mandatos” que participaram das referidas invasões. Quão bom seria se os radicais lulistas, assim viessem se comportar.

                   Lamentavelmente, os radicais do bolsonarismo, pensam e agem diferentemente e ao defenderem uma anistia ampla geral e irrestrita, suas atenções estão voltadas em defesa dos seus mandantes, em particular, do ex-presidente Jair Bolsonaro, o principal interessado no sucesso do referido golpe.

                   Dada a nossa extremada radicalização, e por sê-la de natureza pessoal, pouco tem tido a ver com a “realpolitik” cujo propósito será a busca da paz e a segurança internacional através da cooperação entre Estados, enquanto isto, boa parte do mundo, e nós brasileiros, inclusive, caímos na esparrela do bolsonarismo/lulismo, a despeito do imortal, Bertolt Brecht, haver sentenciado: “Maldita é a nação que precisa de heróis”.

               Quem merece ser tratado como herói, de antemão, precisa encontra-se morto, vivo jamais, até porque, e na atividade política, e muitos exemplos poderiam ser ofertados, os canalhas também envelhecem. Vejamos as caleiras brancas de uma variedade deles.

                Em si mesmo, a polarização Lula/Bolsonaro, só tem revelado uma coisa e bastante prejudicial ao fortalecimento da nossa democracia, posto que, o lulismo cresce sempre que o bolsonarismo decresce e vice-versa.

          Por último: que relembremos os heróis mortes sim, vivos  jamais.

Artigos Relacionados

A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, está com dias contados

Jamile Romano

Entre amigos

Rubedna Braga

Um crime rodeado de mistérios assombra a classe advocatícia de Brasília

Jamile Romano

Aniversário do Secretário

Rubedna Braga

Regulamentação

Jamile Romano

A Embratur vai anunciar hoje mais voos internacionais para o País

Jamile Romano