25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeral

35 anos do SUS: marco da saúde pública no Brasil

Publicado em 21/09/2025

A ANS celebra a data e reforça sua atuação integrada ao Sistema Único de Saúde, em prol de um sistema mais justo e acessível para todos

No ultimo dia 19 de setembro de 2025, o Sistema Único de Saúde (SUS) completou 35 anos de existência. Criado pela Constituição Federal de 1988, o SUS é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, oferecendo acesso universal, gratuito e integral à população brasileira. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) celebra a data ressaltando seu empenho permanente para uma atuação integrada do setor de planos de saúde com o SUS.

“O SUS é uma das maiores conquistas do povo brasileiro e um patrimônio nacional que precisa ser defendido e fortalecido todos os dias. Ao celebrar seus 35 anos, reconhecemos a importância de um sistema público, gratuito e universal, que garante dignidade e cidadania a milhões de pessoas. A ANS está comprometida em ampliar a integração com o Ministério da Saúde para que a saúde suplementar cumpra também o seu papel social, contribuindo para um país mais justo, solidário e inclusivo”, afirmou o diretor-presidente, Wadih Damous.

Entre as ações da ANS que promovem a integração com o sistema público estão:

Ressarcimento ao SUS, medida que obriga as operadoras de planos de saúde a pagarem ao Fundo Nacional de Saúde por procedimentos feitos por seus beneficiários em estabelecimentos públicos de saúde.

O programa Agora Tem Especialistas, que visa ampliar o atendimento e reduzir o tempo de espera na atenção especializada. Para isso, ele viabilizará a troca de dívida de ressarcimento ao SUS por atendimento a pacientes da rede pública. A expectativa é que, neste primeiro momento, R$ 750 milhões em dívidas de ressarcimento ao SUS adquiridas pelas operadoras sejam convertidas em mais consultas, exames e cirurgias com foco em áreas estratégicas e conforme a demanda apresentada pelos estados.

integração dos dados dos beneficiários de planos privados de saúde à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), que irá garantir que cidadãos, gestores e profissionais tenham acesso seguro e contínuo aos registros de atendimento tanto no SUS quanto na saúde suplementar. Essa interoperabilidade visa reduzir a duplicação de exames, melhorar diagnósticos e promover mais eficiência administrativa e assistencial.

Com essas iniciativas, a ANS reforça seu papel institucional de promover a articulação entre as esferas pública e privada, sempre em defesa do direito constitucional à saúde. Ao celebrar os 35 anos do SUS, a Agência reafirma o compromisso de contribuir para um sistema mais justo, integrado, eficiente e acessível a todos os brasileiros.

Logomarca GovBR(Agência Nacional de Saúde Suplementar )

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Brasileiro recebe mais de 1 bilhão de ligações indesejadas todo mês, indica documento da Anatel

Jamile Romano

Governo Lula se posiciona após sofrer ataques da Venezuela

Raimundo Souza

Moraes anula decisão da Câmara que manteve mandato de Zambelli

Marcio Nunes

Gladson Cameli e Mailza Assis foram os responsáveis pela abertura oficial da Cavalgada “2025”

Raimundo Souza

Aposta acerta sozinha as seis dezenas e fatura mais de R$ 59 milhões na Mega-Sena

Raimundo Souza

Polícia Civil deflagra operação contra ameaças a policiais e tráfico de drogas em Santa Rosa do Purus

Redacao