24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

21 Dias de Ativismo: governo do Acre lança programa de enfrentamento à violência contra mulheres

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), lançou nesta quinta-feira, 21, o projeto Mulheres Recomeçando. A iniciativa marcou a abertura da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher no estado.

Com o objetivo de fortalecer o trabalho em rede de apoio às mulheres em situação de violência, o Mulheres Recomeçando prevê uma série de atividades educativas, com foco na autonomia da mulher. O projeto vai atender mulheres que cheguem espontaneamente ou encaminhadas pela rede de atendimento. Durante os encontros semanais, haverá atendimento médico e psicológico, além de cursos profissionalizantes. Todas as instituições e pessoas interessadas em participar podem acessar a programação nas redes sociais da Semulher, no Instragram ou via WhatsApp pelo número (68) 9 9930 0420.

“O que vai mudar a realidade é prevenir que a violência aconteça, através da educação, acolhendo essas mulheres, elas sabendo que podem denunciar e que serão bem acolhidas; é nisso que a gente acredita”, enfatizou a secretária da Mulher, Márdhia El-Shawwa.

A iniciativa conta com a parceria dos órgãos de segurança, do Poder Judiciário, do Ministério Público (MPAC) e Defensoria Pública. “A rede de proteção à mulher precisa estar em conexão; é necessário que todas possamos trabalhar juntas, e essa proteção em rede também se dá com relação à saúde da mulher, ao tratamento psicológico e oportunidades de trabalho. A mulher precisa de toda uma rede unida para que se fortaleça, somente assim teremos uma sociedade mais justa e igualitária”, enfatizou Diana Soraia Pimentel, promotora de Justiça do MPAC.

21 Dias de Ativismo

Criada no ano de 1991, a campanha de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher visa promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. No Brasil, a campanha começa no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e segue até 10 de dezembro. No Acre, as ações realizadas em Rio Branco também serão estendidas ao interior do estado.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Estado intensifica os serviços de 36 obras em todo o Acre

Marcio Nunes

Réveillon da Família reúne 60 mil pessoas para celebrar a virada do ano em Rio Branco

Jamile Romano

Com vaga para o Acre, TSE tem nova data para prova do concurso público

Jamile Romano

Emenda parlamentar garante R$ 500 mil para programa de saúde Qualivida da Polícia Civil do Acre

Raimundo Souza

Com mais de 11 mil procedimentos realizados em 2025, Opera Acre agenda 573 novas cirurgias para outubro

Kevin Souza

Latam inaugura vôo entre Rio Branco e Guarulhos na manhã desta segunda, 31, com tripulação formada por acreanos

Marcio Nunes