23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

21 Dias de Ativismo: governo do Acre lança programa de enfrentamento à violência contra mulheres

Atualizada em 21/11/2024 16:01

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), lançou nesta quinta-feira, 21, o projeto Mulheres Recomeçando. A iniciativa marcou a abertura da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher no estado.

Com o objetivo de fortalecer o trabalho em rede de apoio às mulheres em situação de violência, o Mulheres Recomeçando prevê uma série de atividades educativas, com foco na autonomia da mulher. O projeto vai atender mulheres que cheguem espontaneamente ou encaminhadas pela rede de atendimento. Durante os encontros semanais, haverá atendimento médico e psicológico, além de cursos profissionalizantes. Todas as instituições e pessoas interessadas em participar podem acessar a programação nas redes sociais da Semulher, no Instragram ou via WhatsApp pelo número (68) 9 9930 0420.

“O que vai mudar a realidade é prevenir que a violência aconteça, através da educação, acolhendo essas mulheres, elas sabendo que podem denunciar e que serão bem acolhidas; é nisso que a gente acredita”, enfatizou a secretária da Mulher, Márdhia El-Shawwa.

A iniciativa conta com a parceria dos órgãos de segurança, do Poder Judiciário, do Ministério Público (MPAC) e Defensoria Pública. “A rede de proteção à mulher precisa estar em conexão; é necessário que todas possamos trabalhar juntas, e essa proteção em rede também se dá com relação à saúde da mulher, ao tratamento psicológico e oportunidades de trabalho. A mulher precisa de toda uma rede unida para que se fortaleça, somente assim teremos uma sociedade mais justa e igualitária”, enfatizou Diana Soraia Pimentel, promotora de Justiça do MPAC.

21 Dias de Ativismo

Criada no ano de 1991, a campanha de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher visa promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. No Brasil, a campanha começa no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e segue até 10 de dezembro. No Acre, as ações realizadas em Rio Branco também serão estendidas ao interior do estado.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Quebrando a barreira do improviso: a importância da preparação

Raimundo Souza

Programa Rota da Qualidade realiza operação Dia das Mães

Raimundo Souza

Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos se encerram nesta sexta

Marcio Nunes

Marfisa Galvão é confirmada como pré-candidata a vice-prefeita de Marcus Alexandre

Marcio Nunes

Saúde passa a recomendar testes rápidos para diagnóstico de dengue

Jamile Romano

Igarapé Batista transborda e deixa famílias desabrigadas no bairro da Paz, na capital

Raimundo Souza