23.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

1º Campeonato de Dominó em Braille reúne alunos com deficiência visual em Rio Branco

Publicado em 11/04/2025

O Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual do Acre (CAP), instituição da Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), realizou nesta sexta, 11, o 1º Campeonato de Dominó em Braille.

A iniciativa, que reuniu alunos, familiares e professores na sede da instituição, é resultado de uma parceria entre o CAP e a Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio de um projeto voltado à acessibilidade e à inovação educacional, e marcou o encerramento de uma semana dedicada à valorização do sistema de leitura e escrita e à promoção de atividades alusivas ao dia 8 de abril, Dia Nacional do Braille.

Para a coordenadora da instituição, Cristina Nogueira, o campeonato representa muito mais do que uma competição lúdica: “Agora, com as peças em braille e com figuras em relevo, o jogo se tornou acessível. Temos a participação dos estudantes, dos familiares e também dos professores, fortalecendo a inclusão e promovendo um momento de lazer com acessibilidade”.

Segundo a coordenadora, o projeto do dominó acessível foi desenvolvido a partir da escuta ativa dos estudantes. O material foi testado, avaliado e aprimorado em conjunto com a comunidade atendida pelo centro. “Os alunos já tinham o hábito de jogar dominó, mas até então não contavam com um modelo adaptado. Essa parceria mostra como a inclusão pode nascer da colaboração”, reforçou.

Um dos idealizadores da proposta, professor Sérgio Brasil Júnior, do Centro de Ciências Tecnológicas da Ufac, conta que a ideia surgiu durante um curso de manufatura aditiva no Projeto N.A.V.E Tech Acre, uma inciativa da Ufac e da Samsung Eletrônica da Amazônia LTDA, que visa gerar conhecimento para que o estudante desenvolva habilidades para se tornar empreendedor com utilização de ferramentas tecnológicas.

O professor Sérgio relembra que o desafio era criar um projeto educacional com impressão 3D. “Pensamos em confeccionar um dominó em braille e sabíamos que quem deveria validar o produto eram justamente as pessoas com deficiência visual. Fizemos mais de dez visitas ao CAP para adaptar o projeto com base nas sugestões dos estudantes. O campeonato foi a culminância desse processo. É muito gratificante ver esse produto sendo usado com alegria e servindo ao aprendizado”, relatou.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Bancos, Correios e órgãos federais funcionam normalmente no Acre após o fim da Expoacre 2025

Kevin Souza

Bolsonaro recebe titulo de cidadão rio-branquense nesta sexta; veja a agenda do dia

Jamile Romano

O tiular da DEMPCA, Renan Santana, também destacou a importância da Operação Shamar. “Desde o início de agosto, a especializada está empenhada na Operação Shamar. Com a visita da delegada Juliana, alinhamos algumas demandas e estamos colaborando no andamento dos trabalhos, com despachos nos Boletins de Ocorrências (BOs), instauração de inquéritos, relatos, relatórios finais e interrogatórios, visando obter bons resultados na operação. O encontro também visa aproximar a gestão da especializada do interior e ver de perto as necessidades e demandas”, enfatizou.

Marcio Nunes

Por unanimidade TRE diz que renovacão de contratos da Educação cabe ao prefeito

Marcio Nunes

Governo do Acre divulga convocação dos aprovados no concurso da Saúde

Jamile Romano

Governo organiza revitalização e atividades culturais e esportivas

O Rio Branco