23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

1975: Geisel utiliza AI-5 e coloca interventor em Rio Branco (AC)

Publicado em 19/04/2025

O presidente da República, Ernesto Geisel, com base no Ato Institucional número 5, nomeou um interventor para administrar Rio Branco, capital do Acre. O nome imposto foi o de Adauto Brito da Frota, o mesmo que tinha sido rejeitado pela Assembleia Legislativa para o cargo de prefeito daquela cidade.

Essa foi a quarta vez em quatro dias que Geisel resolveu utilizar o AI-5. Ele havia usado esse instrumento para punir um juiz, um promotor e um tenente da Aeronáutica.

Segundo a assessoria de imprensa da Presidência, não havia “nenhum motivo plausível” para o nome de Adauto ter sido rejeitado na Assembleia.

Primeira Página da Folha de 19 de abril de 1975 – Reprodução

Folha de São Paulo

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Na TV Rio Branco, vereador Joabe Lira defende autonomia e independência do Poder Legislativo

Jamile Romano

Governo pede urgência na liberação de recursos para enfrentamento à seca e queimadas

Marcio Nunes

Rio Acre recua para 14,88 metros e Defesa Civil diz que iniciará desmobilização de dois abrigos Saimo Martins 31/12/2025 6:11 am Foto: Sérgio Vale Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​ ENTRE NO GRUPO O nível do Rio Acre registrou nova queda na manhã desta quarta-feira, 31 de dezembro de 2025, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Às 5h16, o manancial marcou 14,88 metros, permanecendo em vazante, embora ainda acima da cota de transbordo, que é de 14,00 metros. De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, nas últimas 24 horas foi registrado volume de chuva de 11,60 milímetros. A cota de alerta do rio segue fixada em 13,50 metros. Anúncio Com a redução do nível das águas, a Defesa Civil informou que, a partir das 8h desta quarta-feira, começará o retorno das famílias que estavam abrigadas em espaços públicos da Prefeitura de Rio Branco para suas residências. Neste primeiro momento, serão desmobilizados dois abrigos ativados em razão da enxurrada registrada no dia 26 de dezembro. As famílias que retornarem para casa receberão apoio humanitário, como forma de garantir assistência neste processo de desmobilização. Segundo a Defesa Civil, a medida faz parte do protocolo de resposta adotado pelo município durante situações de emergência provocadas por enchentes. Os abrigos que serão desativados nesta etapa funcionavam na Escola Municipal Álvaro Rocha e na Escola Municipal Anice Dib Jatene.

Kevin Souza

Petecão defende ampliação de atendimento pelo SUS a mulheres na menopausa

Marcio Nunes

Sol e o calor ainda predominam no Acre nesta quarta-feira (18), prevê Censipam

Jamile Romano

Programa para erradicar analfabetismo transforma a vida de detentos do Acre

Jamile Romano